Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/10 - Brasileiros de Endurance e Marcas vão prosseguir no Rio
 19/10 - Prefeito de Santa Cruz desiste de marcar datas para inauguração
 19/10 - Surra da Honda faz Toyota buscar novas parcerias
 18/10 - Helinho foi punido mas manteve vitória no Texas
 18/10 - Primeira vitória (arrasadora) de Basso no TC2000
 18/10 - Johnson repetiu a vitória no Lowe?s Motor Speedway
 18/10 - Campeão da Maserati vai correr em Monza
 17/10 - Maldonado faturou o título do certame italiano
 17/10 - Veja como ficou a classificação final da Fórmula Indy
 17/10 - Castro Neves encabeçou o "1-2" brazuca na última prova
 17/10 - Além de Löeb, também a Citroën festeja o título
 17/10 - Loeb fez a festa. Martin conquistou a vitória
 17/10 - Karthikeyan e Monteiro venceram. Kovalainen garantiu o título
 17/10 - Confira os números da V8
 17/10 - Bueno ia bem na prova. Mas um vazamento de óleo...
 16/10 - Copa Brasil ? Jimenez é Campeão na Graduados A
 16/10 - Tomas Scheckter terá que largar no fim do grid
 16/10 - Mais uma pole brasileira nos EUA
 16/10 - Acidentados no Texas passam bem
 16/10 - Veja como ficou a tabela da Infiniti Pro Series

... 401 402 403 404 405 406 407 408 409 410 411 412 413 414 415 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados