Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 16/10 - Medeiros encerrou o ano na IPS com mais uma vitória
 16/10 - Copa Brasil ? Vinícius Quadros é o Campeão da Graduados B
 16/10 - Copa Brasil - Russo até debaixo d?agua
 16/10 - Copa Brasil ? Novamente Rudeck e Ferreira
 16/10 - Ford segue dominando o "Rali Tour de Corse"
 16/10 - Copa Brasil ? Primeiros resultados oficiais
 16/10 - Copa Brasil - Razia desclassificado ? Franchi campeão
 16/10 - Monteiro comandará o grid da segunda prova em Valência
 16/10 - Copa Brasil ? Guimarães penalizado ? Bianchini Campeão!
 16/10 - Copa Brasil ? Guimarães é Tetra!
 16/10 - Karthikeyan vai largar na pole em Valência; Bernoldi é o 5º
 16/10 - Júnior Menor ? Nars é campeão na chuva
 16/10 - Copa Brasil ?Abreu lava a alma e leva o título da Cadete
 15/10 - Pela quarta vez seguida, Helinho na pole
 15/10 - Medeiros sairá na pole da etapa de encerramento da IPS
 15/10 - Jaguar e Jordan: atrás até mesmo na chegada ao circuito
 15/10 - Copa Brasil ? Jimenez de ponta-a-ponta na Graduados A
 15/10 - Copa Brasil - Claudio Cantelli começa na frente da Graduados B
 15/10 - Jorge Netto andou na frente em Brasília
 15/10 - Copa Brasil ? Russo vence a primeira da Sênior A

... 402 403 404 405 406 407 408 409 410 411 412 413 414 415 416 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados