Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 15/10 - Copa Brasil ? Rudeck pela Super Sênior e Ferreira pela Sênior B
 15/10 - Copa Brasil: Resultado das primeiras baterias
 15/10 - Veredicto do ?Caso Button?: divulgação apenas na segunda-feira
 15/10 - Salustiano, também no segundo treino
 15/10 - Ravier e Kovalainen dominaram pela Super Nissan
 15/10 - Campeão da F-Atlantic vai treinar com a Forsythe
 15/10 - Duval foi o melhor no primeiro dia na França
 15/10 - Carlin será o chefão da Midland F1
 14/10 - Saiba quem já garantiu os títulos na Copa Brasil
 14/10 - Copa Brasil - Alterações nos grids da Cadete e Junior
 14/10 - Copa Brasil ? Jimenez crava a pole e detona recorde
 14/10 - Copa Brasil ? Quebra de ossos na Graduado B
 14/10 - Andréia Octaviano comanda a largada da Sênior A
 14/10 - Copa Brasil - Napoli pela Super e Ramires na B
 14/10 - Opel disputará apenas mais uma temporada do DTM
 14/10 - Carros da Jordan podem ter propulsores Renault
 14/10 - Montagny terminou o dia na frente em Jerez
 14/10 - Piloto checo na mira da Dale Coyne Racing
 14/10 - Caso dos motores pode ir para a Justiça
 14/10 - Copa Brasil ? Vai dando Bahia na Novatos

... 403 404 405 406 407 408 409 410 411 412 413 414 415 416 417 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados