Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 15/10 - Copa Brasil ? Rudeck pela Super Sênior e Ferreira pela Sênior B
 15/10 - Copa Brasil: Resultado das primeiras baterias
 15/10 - Veredicto do ?Caso Button?: divulgação apenas na segunda-feira
 15/10 - Salustiano, também no segundo treino
 15/10 - Ravier e Kovalainen dominaram pela Super Nissan
 15/10 - Campeão da F-Atlantic vai treinar com a Forsythe
 15/10 - Duval foi o melhor no primeiro dia na França
 15/10 - Carlin será o chefão da Midland F1
 14/10 - Saiba quem já garantiu os títulos na Copa Brasil
 14/10 - Copa Brasil - Alterações nos grids da Cadete e Junior
 14/10 - Copa Brasil ? Jimenez crava a pole e detona recorde
 14/10 - Copa Brasil ? Quebra de ossos na Graduado B
 14/10 - Andréia Octaviano comanda a largada da Sênior A
 14/10 - Copa Brasil - Napoli pela Super e Ramires na B
 14/10 - Opel disputará apenas mais uma temporada do DTM
 14/10 - Carros da Jordan podem ter propulsores Renault
 14/10 - Montagny terminou o dia na frente em Jerez
 14/10 - Piloto checo na mira da Dale Coyne Racing
 14/10 - Caso dos motores pode ir para a Justiça
 14/10 - Copa Brasil ? Vai dando Bahia na Novatos

... 403 404 405 406 407 408 409 410 411 412 413 414 415 416 417 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados