Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um carro para derrotar os importados
Domingo, 20 de Fevereiro de 2005
 
Adilson Ayres, o ?Asa?, preparador de carros de corrida que participou do projeto Fitti F-1, e que há muito tempo trabalha com Nelson Piquet, está preparando um protótipo para disputar as provas de Endurance brasileiras, entrando nas pistas com condições de derrotar os importados.

O projeto, que receberá o nome de ?Ayres 001?, é realmente revolucionário, e a máquina é construída a partir de um chassi monocoque confeccionado em alclaide dural de aviação, empregando ainda muita fibra de carbono e titânio, materiais amplamente utilizados nos carros que disputam provas em Le Mans e da Fórmula 1.

Usando toda a experiência que adquiriu em suas temporadas no exterior, Adilson Asa acredita que a máquina será capaz de registrar tempos abaixo de 1min30s em Interlagos, uma aposta que se prende muito à carroceria construída em fibra de carbono e kevlar, que tem como ponto forte a aerodinâmica, sobre a qual o construtor evita dar maiores detalhes.

O protótipo deverá estar pronto em meados deste ano, e a estréia deverá acontecer na próxima edição da Mil Milhas.

Características Técnicas:
Projeto e construção: Adilson ?Asa? Ayres
Chassi: monocoque em alclaide dural de aviação
Motor: Nissan V-6 biturbo
Câmbio: Hewland DG300 de 5 marchas
Suspensão: independente nas quatro rodas com sistema de push-road, com barra estabilizadora regulável, de dentro do carro, na frente e atrás
Freios: Freio a disco Brembo em carbono nas 4 rodas
Amortecedores: Penske Regulace de três vias
Carroceria: Kevlar e carbono
Outros detalhes: Tanque de combustível em borracha ioul; pedaleira em fibra de carbono, Arco de proteção (santantônio) em molibidênio e titânio; arrefecimento por dois radiadores de água laterais e 4 litros cada com intercooler, e dois radiadores de óleo; rodas de 9,5 polegadas na dianteira e de 12 polegadas na traseira; parafusos em titânio, Semi-eixo em titânio vazado e peso aproximado: 560 kg.
 
Napoleão A. Ribeiro
 
» Leia também

 08/10 - ?Tempo bom? para Priaulx começou na prova inicial
 08/10 - Serra comandou primeiro treino em Tarumã
 08/10 - Priaulx é o ultimo campeão do ETCC
 08/10 - Medeiros testará nesta sexta-feira pela Dreyer & Reinbold
 08/10 - F-Renault V6: Vitória foi de Montanari na festa de Mondini
 08/10 - Automobilismo e o "Segredo de Tostines", no "Papo de Box"
 08/10 - ?Correr com chuva é ruim, especialmente aqui?, falou Trulli
 08/10 - ?Vai ser triste se não pudermos correr?, disse Sato
 08/10 - Usar as posições do último GP é uma das alternativas estudadas
 08/10 - Tufão leva o caos a Suzuka
 07/10 - Grid será limitado em 36 carros na próxima temporada
 07/10 - Priaulx sairá na frente da primeira corrida do ETCC nos EAU
 07/10 - Confira a programação da Pick-Up Racing em Campo Grande
 07/10 - Campo Grande receberá a 50ª corrida da Pick-Up Racing
 07/10 - Gadel/Bobbi sairão na frente em Dubai
 07/10 - Vitória sueca na penúltima da V6
 07/10 - Tarquini dominou os dois treinos livres do ETCC em Dubai
 07/10 - Irmãos Schumacher são recordistas no Japão
 06/10 - Clima é de ânimo entre os chefes de equipe
 06/10 - Há 30 anos, Fittipaldi conquistava o bicampeonato

... 408 409 410 411 412 413 414 415 416 417 418 419 420 421 422 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados