Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 30 anos, Emerson Fittipaldi conquistava seu primeiro título
Terça-feira, 10 de Setembro de 2002
 
Animado com a conquista de sua 4ª vitória no ano de 1972 ? havia chegado na frente na Espanha, na Bélgica, na Grã-Bretanha e na Áustria ?, o brasileiro Emerson Fittipaldi viajou até o circuito de Monza, onde disputaria no dia 10 de setembro o 25º GP de sua carreira.

Na quarta-feira antes da prova na Itália, o impensável aconteceu: o caminhão que transportava a parafernália da Lotus tombou na estrada, destruindo quase completamente o modelo 72D com o qual o piloto brasileiro então com 25 anos havia disputado as provas anteriores.

Sem o carro principal, Fittipaldi se viu obrigado a entrar na pista com o chassis número 5 "um modelo antigo que utilizávamos desde 1970", ele relembra. E foi a bordo da velha máquina que Emerson conquistou a segunda pior posição de largada da temporada: a 6ª, melhor apenas que a 8ª assegurada para a formação do grid do GP da França.

Não bastasse isso, o carro ainda apresentou problemas de vazamento de combustível, que só foi sanado "graças ao trabalho brilhante dos mecânicos".

Tudo parecia conspirar contra Emerson até que fosse completada a 40ª das 55 voltas totais da edição número 43 do "Gran Premio D´Itália". Foi então que o carro de Jacky Ickx apresentou problemas, causando o abandono da disputa pelo único piloto capaz de impedir Fittipaldi de "chegar lá".

O momento era aquele. Emerson tinha o caminho aberto para vencer sua 5ª prova na temporada, e, o mais importante, inscrever seu nome e o de nosso país pela primeira vez na "Galeria dos Campeões" da mais badalada categoria do automobilismo em todo o planeta.

"As 15 voltas finais daquela corrida foram as mais longas da minha
carreira", relata Emerson, que teve o primeiro triunfo de sua carreira narrado pelo pai, o "Barão" santoandreense Wilson Fittipaldi, através da então Rádio Panamericana, atual Jovem Pan.

"Há um mês ouvi a gravação daquela prova junto com meus filhos mais novos Joana e Luca. Ficamos todos muito emocionados", conta Emerson, que depois ainda conquistou o título da Fórmula 1 em 1974, foi campeão na Fórmula CART/FedEx em 1989 e venceu duas edições da 500 Milhas de Indianápolis: em 1989 e 93.

"Foi no automobilismo que construi minha vida, meus negócios e conheci o mundo. A única coisa ruim foi ter perdido alguns amigos em acidentes na pista, quando eu estava começando na Fórmula 1. Só isso eu lamento, o resto foi muito bom", conclui Fittipaldi.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 08/10 - Dirk Müller: inconsolado ao final do campeonato
 08/10 - ?Tempo bom? para Priaulx começou na prova inicial
 08/10 - Serra comandou primeiro treino em Tarumã
 08/10 - Priaulx é o ultimo campeão do ETCC
 08/10 - Medeiros testará nesta sexta-feira pela Dreyer & Reinbold
 08/10 - F-Renault V6: Vitória foi de Montanari na festa de Mondini
 08/10 - Automobilismo e o "Segredo de Tostines", no "Papo de Box"
 08/10 - ?Correr com chuva é ruim, especialmente aqui?, falou Trulli
 08/10 - ?Vai ser triste se não pudermos correr?, disse Sato
 08/10 - Usar as posições do último GP é uma das alternativas estudadas
 08/10 - Tufão leva o caos a Suzuka
 07/10 - Grid será limitado em 36 carros na próxima temporada
 07/10 - Priaulx sairá na frente da primeira corrida do ETCC nos EAU
 07/10 - Confira a programação da Pick-Up Racing em Campo Grande
 07/10 - Campo Grande receberá a 50ª corrida da Pick-Up Racing
 07/10 - Gadel/Bobbi sairão na frente em Dubai
 07/10 - Vitória sueca na penúltima da V6
 07/10 - Tarquini dominou os dois treinos livres do ETCC em Dubai
 07/10 - Irmãos Schumacher são recordistas no Japão
 06/10 - Clima é de ânimo entre os chefes de equipe

... 408 409 410 411 412 413 414 415 416 417 418 419 420 421 422 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados