Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/10 - Há 30 anos, Fittipaldi conquistava o bicampeonato
 06/10 - STJD não aceita pedido de nulidade do julgamento
 06/10 - Prova brasileira terá início às 14 horas
 06/10 - Losacco fechou contrato de dois anos com a Medley
 06/10 - Punição na Nascar serve de exemplo para a Stock Car
 05/10 - Três brasileiros vão disputar prova do TC2000
 05/10 - Promotores da Super Nissan trocam a China pela Espanha
 05/10 - Watson fez críticas ao BRDC
 05/10 - Confira a programação do ?circo? na prova japonesa
 05/10 - Destino de Button é a peça-chave na ?dança das cadeiras?
 05/10 - Palavrão tira Dale Earnhardt Jr da liderança da NASCAR
 05/10 - Argentino vai estrear na Fórmula Renault V6
 04/10 - Stewart pede ajuda de Blair para salvar a prova de Silverstone
 04/10 - Final de semana de títulos e movimentações dos placares
 04/10 - Sara Sanchez conquista seu primeiro podium no automobilismo
 04/10 - Paulista Light RBC - Resultados completos da 9ª etapa
 04/10 - Jaguar vai estrear um "novo" carro no Japão
 04/10 - Cheever Racing pode ter nova dupla de pilotos
 04/10 - Earnhardt vence e lidera playoff da NASCAR
 03/10 - A tabela de classificação da Fórmula Indy

... 409 410 411 412 413 414 415 416 417 418 419 420 421 422 423 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados