Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
Agora que você já conferiu um pouco da história dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova oficial do ?circo? em Monza , vamos tratar das corridas da Fórmula 1 disputadas naquela pista, onde o primeiro GP oficial, vencido pelo italiano Giuseppe Farina - que correu com um Alfa Romeo 159 -, aconteceu no dia 3 de setembro de 1950.

Ao chegar à Itália, país-sede da 7ª e última etapa do Primeiro Mundial de Fórmula 1, a categoria já havia passado por Silverstone, no dia 13 de maio, por Mônaco, dia 23 do mesmo mês, por Indianápolis, (EUA), em 30 de maio, pela pista de Bremgarten, na Suíça, em 4 de junho, por Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 18 de junho, e por Rheims, na França, no dia 2 de julho.

Em Silverstone o italiano Giuseppe Farina havia vencido, a exemplo do aconteceu na quinta prova, na Suécia. O argentino Juan Manuel Fangio, que assim como Farina competia com um modelo Alfa Romeo, havia chegado na frente nas disputas em Mônaco, Spa-Francorchamps e Rheims, enquanto a prova em solo norte-americano fora ganha por Johnnie Parsons, com um Kurtis.

Juan Manuel Fangio foi o melhor na tomada de tempos para a primeira corrida oficial da Fórmula 1 no ?Audrodromo Nazionale Di Monza?, percorrendo o circuito que então tinha 6.300 metros em 1min58s60. Coube ao portenho também a melhor volta daquela corrida, fechada em 2 minutos cravados.

Na disputa, porém, quem se deu melhor foi Farina, que comandou as 13 primeiras voltas, escoltou o líder Alberto Ascari na 14ª e 15ª voltas, e reassumiu o comando das ações no 16º giro, situação que permaneceu até a quadriculada, quando venceu pela terceira vez.

A disputa que teve Ascari como segundo colocado a bordo de um Ferrari, e Luigi Fagioli na terceira posição, também com um carro da ´Scuderia´, valeu a Nino Farina o título da temporada de 1950.

O privilégio de poder levar para casa o principal troféu da temporada inicial da Fórmula 1 Giuseppe Farina conquistou ao somar 30 pontos, dois a mais que Juan Manuel Fangio, o vice-campeão, e três adiante de Luigi Fagioli.

O detalhe curioso fica por conta do esmagador domínio da Alfa Romeo no certame, já que os três melhores no campeonato usaram carros da marca.

Vale lembrar que à época ainda não havia um certame de Construtores, que passou a ser disputado apenas na temporada de 1958.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/10 - Acidente na classificação tirou Darren Manning da corrida
 03/10 - Regularidade deu o título ao piloto brasileiro
 03/10 - Tony Kanaan é o novo campeão da Fórmula Indy
 03/10 - A tabela completa da Fórmula 3 Britânica
 03/10 - Nelsinho Piquet fechou o ano com vitória em Brands Hatch
 03/10 - Loeb está a cinco pontos do primeiro título
 03/10 - Petter Solberg venceu o Rali da Sardenha
 03/10 - DTM: Schneider venceu a primeira na última do ano
 03/10 - World Series: Kovalainen voltou a vencer
 03/10 - Átila Abreu despediu-se da F-BMW com dois quartos lugares
 03/10 - Segundo lugar garantiu o título britânico a Nelson A. Piquet
 03/10 - Européia: Lapierre também venceu a última em Hockenheim
 03/10 - World Series: Porteiro vence a primeira; Bernoldi foi o 3º
 03/10 - Quintarelli faturou o título antecipado da F3 Japonesa
 02/10 - Christian Fittipaldi largará da quarta colocação na Grand Am Rolex
 02/10 - Confira como está a tabela de classificação da IPS
 02/10 - Infiniti: Festa em família no título de Thiago Medeiros
 02/10 - Fernandez Racing mantém dupla de pilotos para 2005
 02/10 - ?Ainda bem que aconteceu nos treinos?, disse Kanaan
 02/10 - Toyota dominou o grid na Califórnia

... 410 411 412 413 414 415 416 417 418 419 420 421 422 423 424 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados