Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/10 - Acidente na classificação tirou Darren Manning da corrida
 03/10 - Regularidade deu o título ao piloto brasileiro
 03/10 - Tony Kanaan é o novo campeão da Fórmula Indy
 03/10 - A tabela completa da Fórmula 3 Britânica
 03/10 - Nelsinho Piquet fechou o ano com vitória em Brands Hatch
 03/10 - Loeb está a cinco pontos do primeiro título
 03/10 - Petter Solberg venceu o Rali da Sardenha
 03/10 - DTM: Schneider venceu a primeira na última do ano
 03/10 - World Series: Kovalainen voltou a vencer
 03/10 - Átila Abreu despediu-se da F-BMW com dois quartos lugares
 03/10 - Segundo lugar garantiu o título britânico a Nelson A. Piquet
 03/10 - Européia: Lapierre também venceu a última em Hockenheim
 03/10 - World Series: Porteiro vence a primeira; Bernoldi foi o 3º
 03/10 - Quintarelli faturou o título antecipado da F3 Japonesa
 02/10 - Christian Fittipaldi largará da quarta colocação na Grand Am Rolex
 02/10 - Confira como está a tabela de classificação da IPS
 02/10 - Infiniti: Festa em família no título de Thiago Medeiros
 02/10 - Fernandez Racing mantém dupla de pilotos para 2005
 02/10 - ?Ainda bem que aconteceu nos treinos?, disse Kanaan
 02/10 - Toyota dominou o grid na Califórnia

... 410 411 412 413 414 415 416 417 418 419 420 421 422 423 424 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados