Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA - Equipe Williams quer regulamento mais preciso
Segunda-feira, 24 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da primeira edição do  Speed On Line , de 26 de março de 1998.

O Diretor Técnico da Williams, Patrick Head, criticou a FIA por, em sua opinião, ?estar operando o Campeonato de F-1 com regras de critérios vagos?. Segundo Head, quando uma equipe tem alguma idéia nova, tem que submetê-la à comissão técnica da entidade e aguardar um parecer.

Se o novo dispositivo for considerado legal, a equipe terá permissão para produzí-lo. Caso a idéia seja considerada como fora do regulamento, a FIA enviará um comunicado.

O sistema de freios da McLaren foi o estopim da polêmica para todas as equipes. Head acha que o correto seria um regulamento mais rígido, no qual as equipes não precisariam consultar a FIA e, desta forma, ficarem à mercê de interpretações da Comissão Técnica. "O problema é que com o regulamento desta forma, a FIA pode interpretá-lo da maneira que quiser, e quando quiser", resumia.

O estopim do problema foi o polêmico sistema de freios da McLaren, considerado legal pela entidade. Várias equipes reclamaram contra o sistema, alegando que se tratava de um tipo de controle de tração ou um sistema de direção nas quatro rodas.

O polêmico sistema de freios do time de Woking funciona por meio de um terceiro pedal e um dispositivo que, quando acionado, direciona mais força frenante para uma das duas rodas traseiras. Desta forma, ao acionar o pedal e o dispositivo, o piloto impede que as rodas patinem, o que facilita a entrada e saída do monoposto nas curvas.

As equipes também suspeitam que o sistema possua algum tipo de controle eletrônico ? o que configuraria auxílio eletrônico ao piloto, proibido no regulamento.

Segundo Jacques Villeneuve, da Williams, que vem desenvolvendo um sistema semelhante, mas completamente mecânico, seria impossível para o piloto modular a força correta a ser aplicada ao freio e ainda precisar o momento exato de fazê-lo.

De qualquer forma, a FIA nega todas as hipóteses levantadas pelas equipes rivais da McLaren. Para Patrick Head, o episódio marcou um bom momento de rever o regulamento da F-1. "Hoje, quando uma equipe submete alguma idéia à FIA e esta é aprovada, só ela equipe fica sabendo. As demais, que por sua leitura do regulamento possam ter achado que o dispositivo seria ilegal, acabam prejudicadas", disse Patrick, que bate na tecla de um regulamento mais exato e sem necessidade de interpretações da Federação internacional de Automobilismo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 02/10 - Helinho voltou a andar na frente em Fontana
 02/10 - World Series: Kovalainen conquistou a sétima pole do ano
 02/10 - Solberg mantém liderança sob controle na Itália
 02/10 - Xandynho soma 109 pontos. Gustavo Foizer é o vice-líder
 02/10 - Crise na F-Renault Norte-americana; Equipe líder retira inscrição
 02/10 - Outra vitória de Xandynho em Curitiba
 02/10 - Européia: Lapierre garantiu a vitória na última volta
 02/10 - Divisão B da F3 Britânica terá mudanças em 2005
 02/10 - Piccione e Piquet dividirão a primeira fila na última do ano
 02/10 - DTM: Na última etapa, a pole é de Tomczyk
 02/10 - Divulgado o calendário da Infiniti Pro Series para 2005
 02/10 - Tudo rosa para a Chip Ganassi na California
 02/10 - Piquet vai sair na frente da primeira em Brands Hatch
 02/10 - Correndo em casa, Porteiro vai estrear na pole position
 02/10 - Lapierre sai na frente em Hockenheim
 02/10 - Acidente complica situação de João Paulo na F3 Japonesa
 01/10 - Campeão, Medeiros larga na pole em Fontana
 01/10 - Helinho comandou o segundo treino californiano
 01/10 - Xandynho venceu em Pinhais
 01/10 - Wheldon foi o melhor no primeiro treino na California

... 411 412 413 414 415 416 417 418 419 420 421 422 423 424 425 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados