Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
História do certame 2002 começa a ser escrita no domingo
Terça-feira, 05 de Março de 2002
 
Os brasileiros Bruno Junqueira, Cristiano da Matta, Tony Kanaan e Christian Fittipaldi vão se reunir a outros 16 pilotos de cinco diferentes nacionalidades para começar a escrever a partir do próximo domingo a história de mais uma temporada do certame da Fórmula CART/FedEx.

O palco da primeira das 19 corridas programadas pelo calendário 2002 será o circuito armado dentro do Fundidora Park, na cidade mexicana de Monterrey, onde o traçado de 3.380 metros sediou apenas uma corrida da categoria até o momento: a de abertura do certame do ano passado, que teve o sueco Kenny Brack como pole position (com 1min15s244) e a vitória do brasileiro Cristiano da Matta, que fechou as 78 voltas totais depois de 2h00min44s856. O também brazuca Gil de Ferran terminou a disputa no segundo lugar, escoltado pelo canadense Paul Tracy.

Ano de transição

O certame que começará a ser disputado no domingo marca a abertura de um ano de transição para a Fórmula CART/FedEx, que usará os pneus Bridgestone no lugar dos Firestone que calçavam todos os carros até a última temporada.

Mais importante que isso, o campeonato deste ano terá papel fundamental na reconstrução de uma imagem, que foi sendo destruída ao longo da temporada passada, quando Joe Heitzler com suas trapalhadas afugentou patrocinadores e equipes, caso por exemplo da Penske de Gil de Ferran e Hélio Castro Neves, que mudaram de mala e cuia para a rival Fórmula Indy.

Agora presidida por Chris Pook, a CART têm tudo para restabelecer a credibilidade perdida em 2001, o que pode ser fundamental até para sua sobrevivência em 2003, ano em que os motores turbo usados atualmente serão substituídos pelos aspirados.

Fora o crescimento vertiginoso da preferência dos times pelos chassis Lola, que no passado eram pouco usados, perdendo "de goleada" para a quantidade de carros montados sobre as bases produzidas pela Reynard, não há muitas novidades entre as equipes que permaneceram na categoria.

Também não há muito o que dizer a respeito dos pilotos, já que apenas dois serão de fato caras novas dentro do "circo" da F-CART.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/09 - Suzuki conquista vaga na Seletiva Petrobras
 20/09 - Filipaper vai se juntar a AMG Motorsport
 20/09 - A situação de cada categoria do Brasileiro de Rali
 20/09 - Irmãos Sartori venceram; Tedesco faturou o título na A6
 20/09 - Busch vence e empata na liderança com Earnhardt
 20/09 - Yannantuoni abandonou e León venceu em San Rafael
 19/09 - Solberg venceu ?de virada? na Grã Bretanha
 19/09 - Veja como ficaram os números na F-Truck
 19/09 - Confira o resultado completo da prova em Cascavel
 19/09 - Muffato levou agradecimento em seu Scania
 19/09 - Duno/Wallace venceram. Negri foi o 5º e Fittipaldi o 9º
 19/09 - Borlenghi escapou ileso do acidente em Cascavel
 19/09 - Vitória de Cirino empatou a classificação do Brasileiro
 19/09 - Confira a situação da tabela da F-3 Sul-americana
 19/09 - Negrão fechou um final de semana perfeito em Jacarepaguá
 19/09 - Veja os números do campeonato Europeu de Turismo
 19/09 - Priaulx e Rydell venceram. Dirk Müller ficou mais perto do título
 19/09 - FIA GT: Confira os números do campeonato
 19/09 - Vitória da Maserati completa a festa dos campeões no FIA GT
 19/09 - Ektröm vence, e antecipa a festa do título

... 416 417 418 419 420 421 422 423 424 425 426 427 428 429 430 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados