Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 18/09 - Vitória holandesa na prova da V6
 18/09 - Cirino marcou a pole para a prova em Cascavel
 18/09 - Ninguém carimbou a faixa de Speed em Oschersleben
 18/09 - Xandinho abriu oito pontos de vantagem na liderança
 18/09 - Xandinho venceu a prova deste sábado no Rio de Janeiro
 18/09 - Tem pole position brasileira na Alemanha
 18/09 - Vettel garantiu o título. Abreu assegurou o vice
 18/09 - Cardoso vai largar na pole amanhã em Jacarepaguá
 18/09 - Konrad/Seiler/Lechner Jr na pole. Dois brazucas entre os dez
 18/09 - Müller num, e Diefenbacher no outro treino do ETCC
 18/09 - Green voltou a vencer pelo Europeu
 18/09 - Líder e vice-líder saem na frente em Brno
 17/09 - Venda da Cosworth não afeta a Fórmula CART
 17/09 - Domínio dos ?locais? nos treinos em Cascavel
 17/09 - Alzen/Bartels dominaram o segundo treino do FIA GT
 17/09 - Xandinho vai largar na pole position no Rio de Janeiro
 17/09 - Prémat largará na pole. Streit entre os ?Top Ten? no grid do Europeu
 17/09 - Desclassificação diminuiu a vantagem de Monteiro na tabela
 17/09 - Fontes satisfeito com o rendimento do carro
 17/09 - Jani encabeçará o grid da segunda corrida da V6 na Alemanha

... 417 418 419 420 421 422 423 424 425 426 427 428 429 430 431 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados