Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
?Vamos fazer corridas??
Terça-feira, 23 de Maio de 2006
 
A história das provas automobilísticas nas ruas de Mônaco começou por influência de Antony Noghes, um próspero empresário do ramo do tabaco residente na cidade que ?fez a cabeça? do príncipe Louis II, que, entusiasmado, mergulhou na idéia de realizar corridas, e fundou o "Automobile Club de Monaco", do qual Noghes foi o primeiro presidente.

A história das provas no traçado que percorre praticamente toda a cidade começou a ser escrita em 1929, quando um piloto que consta dos resultados apenas com o nome de Williams venceu as 100 voltas de uma prova que durou 3h56min11s0, na qual o ganhador andou à média de 80,194 km/h com seu Bugatti.

As disputas anteriores à primeira passagem oficial do ?circo? pelas ruas do principado voltaram a ser travadas anualmente, com Rene Dreyfus ganhando em 1930, Louis Chiron em 1931, Tazio Nuvolari em 32, e outros cinco pilotos diferentes chegando na frente das provas disputadas ininterruptamente de 1933 a 37, e depois novamente em 48, quando Giuseppe ?Nino? farina chegou na frente.

Depois da primeira disputa oficial da Fórmula 1, em 1950, quando Juan Manuel Fangio venceu a bordo de um Alfa Romeo 158, houve um intervalo de cinco anos até que o ?circo? passasse a ter suas corridas disputadas ininterruptamente, tendo havido uma corrida de carros de Sports Cars em 1952, quando Vittorio Marzotto ganhou com uma Ferrari 225S.

No ano passado, quando Kimi Raikkonen venceu com seu McLaren, e Nick Heidfeld e Mark Webber completaram a festa do pódio, a Fórmula 1 fez sua 52ª passagem oficial pólo território monegasco.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/09 - Categoria pode ter grids (ainda mais) magros
 17/09 - História da Jaguar na F-1 tem 82 GPs, e minguados 48 pontos
 17/09 - Ford dirá adeus ao ?circo?, e venderá a Jaguar e a Cosworth
 17/09 - Como de praxe, Vettel dominou os treinos
 17/09 - Mais uma vez, Negrão foi o melhor no Rio de Janeiro
 17/09 - Ekström, o líder, comandou o treino final
 17/09 - Lopez marcou a pole para a prova que abrirá o programa da V6
 17/09 - Xandinho Negrão liderou primeiro treino no Rio
 17/09 - O campeão, Speed, largará na pole da primeira prova do sábado
 17/09 - Rosberg foi o melhor do treino em Brno
 17/09 - Vice-líderes dominaram o primeiro treino do FIA GT
 17/09 - Speed comandou o primeiro treino em Oschersleben
 17/09 - 60 mil já garantiram ingressos para a final do DTM
 17/09 - Timo Scheider comandou o primeiro treino do DTM em Brno
 17/09 - Quatro estão na briga pelo status de vice no Europeu
 16/09 - Muitas provas vão movimentar o final de semana
 16/09 - Qualidade: a explicação para a redução do número de times na GP2
 16/09 - Schumacher e Liuzzi treinaram em Jerez
 16/09 - Sato dominou. Raikkonen e Villeneuve vieram a seguir
 16/09 - Trulli correrá pela Toyota nos próximos dois anos

... 418 419 420 421 422 423 424 425 426 427 428 429 430 431 432 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados