|
 |
|
|
|
Alguns fizeram a "dança das cadeiras", outros, as malas |
Terça-feira, 05 de Março de 2002 |
|
A redução do interesse dos patrocinadores surgida em razão da administração absolutamente inábil exercida por Joe Heitzler à frente da CART - a Championship Auto Racing Teams -, fez com que algumas equipes deixassem de participar do certame deste ano simplesmente por não terem arrumado dinheiro suficiente para a manutenção de seus carros na pista. A Penske, que estava para a Fórmula CART assim como a Ferrari está para a Fórmula 1, simplesmente pegou os contêineres e os transportou para dentro dos boxes da arqui-rival Fórmula Indy.
Com menos times, a Fórmula CART/FedEx ofereceu menos vagas ao mercado de pilotos, o que fez com que aqueles que não participaram da "Dança das cadeiras" anterior à pré-temporada, tivessem de fazer as malas, caso, por exemplo, do brazuca Roberto Moreno.
Veja abaixo quais pilotos permaneceram na Fórmula CART, e quais tiveram de sair a procura de novos empregos.
Quem ficou
Carro 4 ? O brazuca Bruno Junqueira, de Minas Gerais, ficou onde estava em 2001. Neste ano ele pilotará pela mesma Chip Ganassi pela qual correu no ano passado, sua temporada de estréia na F-CART
Carro 5 - Tora Takagi permanece conduzindo o carro da Walker Racing, o mesmo time que o japonês defendeu no ano passado
Carro 6 - Cristiano da Matta, brasileiro de Belo Horizonte, ficou no mesmo lugar em que esteve no último ano: correrá de novo pela Newman-Haas
Carro 7 - Quem também permaneceu onde esteve no ano passado foi o neozelandês Scott Dixon. Ele vai correr pela PWR Championship Racing, novo nome da equipe que até a última temporada chamava-se PackWest
Carro 8 - O norte-americano Jimmy Vasser trocou a equipe Patrick Racing que defendeu em 2001 pela Team Rahal
Carro 9 - O mexicano Michel Jordain Junior estará defendendo as cores da Team Rahal nesta ano; em 2001 ele disputou o campeonato pela Team Bettenhausen
Carro 10 - Antonie Rizkallah Kanaan, o "Tony", um brazuca nascido em Salvador, na Bahia, permaneceu no mesmo lugar onde esteve na última temporada: a equipe Mo Nunn Racing, que tem o comando de Morris Nunn
Carro 11 - Christian, o último remanescente do clã Fittipaldi nas pistas, foi outro que decidiu ficar onde esteve em 2001. Outra vez ele estará defendendo as cores da equipe Newman-Haas
Carro 12 - A troca da Team Rahal pela Chip Ganassi Racing feita pelo sueco Kenny Brack da última para esta temporada foi um dos principais destaques da Fórmula CART para 2002
Carro 16 - O mexicano Mario Dominguez, que vai pilotar para a Herdez Competition, é um dos estreantes desta temporada da categoria
Carro 17 - O espanhol Oriol Servia trocou a equipe Sigma Autosport que defendia em 2001 pela PWR Championship Racing, novo nome do time que até o ano passado se chamava PacWest
Carro 20 - A Patrick Racing será a equipe defendida pelo estreante na Fórmula CART Towsend Bell, que em 2001 sagrou-se campeão no agora extinto campeonato da Fórmula Indy Lights
Carro 22 - O italiano Max Papis trocou o banco que ocupava num dos carros da Team Rahal em 2001 por uma das vagas que foram abertas pela Sigma Autosport
Carro 26 - Como no ano passado, o canadense Paul Tracy estará defendendo as cores da Team Green
Carro 27 - Barry Green decidiu não mudar praticamente nada em seu time entre a do ano passado e esta temporada da F-CART; assim, manteve o escocês Dario Franchitti como piloto do carro número 27
Carro 32 - o canadense Patrick Carpentier permaneceu para 2002 no mesmo time que defendeu no ano passado: a Forsythe Racing, que é comandada por Neil Micklewright
Carro 33 - Também canadense, Alex Tagliani estará neste ano conduzindo um carro da Forsythe, mesma equipe pela qual competiu no ano passado
Carro 39 - O norte-americano Michael Andretti, que representa um dos mais tradicionais clãs de toda a história do automobilismo da Terra de Tio Sam, continuara a conduzir um bólido da Team Motorola
Carro 51 - Ele já teve seus dias de glória ao arrebatar a vitória nas duas primeiras corridas que a Fórmula CART/FedEx disputou no circuito japonês de Motegi. Os resultados, porém, passaram a ser fracos depois que o mexicano Adrian Fernandes se lançou na aventura de ter sua própria equipe
Carro 52 - O japonês Shinji Nakano continuará a defender as cores da Fernandez Racing, mesmo time pelo qual competiu na F-CART em 2001
Quem fez as malas
Nove pilotos que disputaram o certame da F-CART na última temporada fizeram as malas. Alguns passaram a competir no certame da rival Fórmula Indy, caso dos brazucas Gil de Ferran e Hélio Castro Neves, e do norte-americano Alex Barron.
O também brasileiro Maurício Gugelmin decidiu pendurar o capacete, e passar a exercer um cargo de direção na atual equipe PWR Championship Racing, a antiga PacWest. Roberto Moreno ficou sem onde correr, enquanto outro de nossos representantes, Max Wilson, decidiu partir para tentar a sorte no Campeonato Australiano de Super V8, algo bastante semelhante à Stock Car Brasileira.
Os americanos Bryan Herta, Memo Gidley e Casey Mears ficaram fora das competições da CART nesta temporada. |
|
Jorge Kraucher |
|
» Leia também |
17/09 - Speed sairá na frente também da segunda corrida
17/09 - Categoria pode ter grids (ainda mais) magros
17/09 - História da Jaguar na F-1 tem 82 GPs, e minguados 48 pontos
17/09 - Ford dirá adeus ao ?circo?, e venderá a Jaguar e a Cosworth
17/09 - Como de praxe, Vettel dominou os treinos
17/09 - Mais uma vez, Negrão foi o melhor no Rio de Janeiro
17/09 - Ekström, o líder, comandou o treino final
17/09 - Lopez marcou a pole para a prova que abrirá o programa da V6
17/09 - Xandinho Negrão liderou primeiro treino no Rio
17/09 - O campeão, Speed, largará na pole da primeira prova do sábado
17/09 - Rosberg foi o melhor do treino em Brno
17/09 - Vice-líderes dominaram o primeiro treino do FIA GT
17/09 - Speed comandou o primeiro treino em Oschersleben
17/09 - 60 mil já garantiram ingressos para a final do DTM
17/09 - Timo Scheider comandou o primeiro treino do DTM em Brno
17/09 - Quatro estão na briga pelo status de vice no Europeu
16/09 - Muitas provas vão movimentar o final de semana
16/09 - Qualidade: a explicação para a redução do número de times na GP2
16/09 - Schumacher e Liuzzi treinaram em Jerez
16/09 - Sato dominou. Raikkonen e Villeneuve vieram a seguir
|
... 418 419 420 421 422 423 424 425 426 427 428 429 430 431 432 ... |
|
|
 |
|
 |