|
 |
|
|
|
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil |
Domingo, 24 de Março de 2002 |
|
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.
Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.
Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".
Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.
Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.
Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1. |
|
Jorge Kraucher |
|
» Leia também |
17/09 - Speed sairá na frente também da segunda corrida
17/09 - Categoria pode ter grids (ainda mais) magros
17/09 - História da Jaguar na F-1 tem 82 GPs, e minguados 48 pontos
17/09 - Ford dirá adeus ao ?circo?, e venderá a Jaguar e a Cosworth
17/09 - Como de praxe, Vettel dominou os treinos
17/09 - Mais uma vez, Negrão foi o melhor no Rio de Janeiro
17/09 - Ekström, o líder, comandou o treino final
17/09 - Lopez marcou a pole para a prova que abrirá o programa da V6
17/09 - Xandinho Negrão liderou primeiro treino no Rio
17/09 - O campeão, Speed, largará na pole da primeira prova do sábado
17/09 - Rosberg foi o melhor do treino em Brno
17/09 - Vice-líderes dominaram o primeiro treino do FIA GT
17/09 - Speed comandou o primeiro treino em Oschersleben
17/09 - 60 mil já garantiram ingressos para a final do DTM
17/09 - Timo Scheider comandou o primeiro treino do DTM em Brno
17/09 - Quatro estão na briga pelo status de vice no Europeu
16/09 - Muitas provas vão movimentar o final de semana
16/09 - Qualidade: a explicação para a redução do número de times na GP2
16/09 - Schumacher e Liuzzi treinaram em Jerez
16/09 - Sato dominou. Raikkonen e Villeneuve vieram a seguir
|
... 418 419 420 421 422 423 424 425 426 427 428 429 430 431 432 ... |
|
|
 |
|
 |