|
 |
|
|
|
Pacote de sugestões para a F-1 tem nove itens |
Quinta-feira, 10 de Outubro de 2002 |
|
A Federação Internacional de Automobilismo divulgou um documento com nove sugestões de alterações regulamentares para, ao ver da entidade, fazer com que caiam os custos, e que haja um maior equilíbrio de forças entre os times da Fórmula 1 a partir de 2003.
A mais polêmica das é a de extinguir o vínculo dos pilotos com as equipes. Pela sugestão, os pilotos teriam vínculos com a comissão de Fórmula 1 da FIA, e correriam as provas realizando um rodízio entre os carros dos times inscritos no Mundial.
Conheça abaixo as propostas de alterações na regulamentação, que serão discutidas pelo Conselho Mundial da FIA na reunião marcada para o próximo dia 28 de outubro.
Intercâmbio de pilotos
Os pilotos deixam de ter seus contratos vinculados às equipes, fazendo suas inscrições junto à Comissão de Fórmula 1 da FIA. Um sorteio definiria por quais equipes estes pilotos disputariam as primeiras dez corridas do ano. Para as demais etapas do certame, o líder da classificação poderia escolher quais times desejaria defender nas sete etapas finais. A ordem de participação por estes times também seria definida por sorteio.
Quatro classificatórias
Ao invés da sessão única com 1 hora de duração atualmente realizada aos sábados, as sessões classificatórias para cada uma das corridas do certame passariam a ser quatro: duas às sextas-feiras, e as demais no sábado. As posições nos grids seriam determinadas a partir da somatória dos tempos das quatro sessões.
Pneus
Os fabricantes de pneus forneceriam dois tipos de compostos para cada equipe, mas estariam liberados para desenvolver tipos específicos para cada time. Ao ver da FIA, este procedimento faria com que cada time pudesse ter pneus adequados a seus próprios carros.
Lastro
A já bastante discutida proposta de adição de lastro aos carros, faria com que um quilo de peso extra fosse adicionado ao bólido a cada ponto alcançado pela vitória numa corrida.
Testes
Haveriam restrições à realização de testes nas pistas que recebem o ?circo?, e cada time passaria a ter direito a apenas 12 sessões de ensaio entre os meses de fevereiro e novembro.
Motores
A partir do próximo ano, cada piloto poderia usar um único motor por corrida. Já a partir de 2004, o mesmo motor teria de ser usado por 4 provas, enquanto a regulamentação para 2005 prevê o uso de um propulsor para 8 provas.
No caso da necessidade de troca de um propulsor, o piloto do carro que teve a unidade substituída perderia dez posições no grid.
Caixa de câmbio
As caixas de câmbio também teriam de ter sua vida útil aumentada, sendo que o número de corridas que cada uma teria de durar será definido posteriormente pela FIA.
Restrições aerodinâmicas
Antes do início da temporada, dois jogos de pacotes aerodinâmicos seriam homologados, e apenas uma alteração poderia ser realizada, na metade do campeonato.
Componentes comuns
Todas as equipes teriam de usar o mesmo pacote de Unidades Eletrônicas de Controle.
Formuladas, as propostas de alterações regulamentares serão discutidas pelo Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo na reunião do próximo dia 28 de outubro.
Com certeza Suzuka será transformado num grande fórum de debates. |
|
Jorge Kraucher |
|
» Leia também |
17/09 - Speed sairá na frente também da segunda corrida
17/09 - Categoria pode ter grids (ainda mais) magros
17/09 - História da Jaguar na F-1 tem 82 GPs, e minguados 48 pontos
17/09 - Ford dirá adeus ao ?circo?, e venderá a Jaguar e a Cosworth
17/09 - Como de praxe, Vettel dominou os treinos
17/09 - Mais uma vez, Negrão foi o melhor no Rio de Janeiro
17/09 - Ekström, o líder, comandou o treino final
17/09 - Lopez marcou a pole para a prova que abrirá o programa da V6
17/09 - Xandinho Negrão liderou primeiro treino no Rio
17/09 - O campeão, Speed, largará na pole da primeira prova do sábado
17/09 - Rosberg foi o melhor do treino em Brno
17/09 - Vice-líderes dominaram o primeiro treino do FIA GT
17/09 - Speed comandou o primeiro treino em Oschersleben
17/09 - 60 mil já garantiram ingressos para a final do DTM
17/09 - Timo Scheider comandou o primeiro treino do DTM em Brno
17/09 - Quatro estão na briga pelo status de vice no Europeu
16/09 - Muitas provas vão movimentar o final de semana
16/09 - Qualidade: a explicação para a redução do número de times na GP2
16/09 - Schumacher e Liuzzi treinaram em Jerez
16/09 - Sato dominou. Raikkonen e Villeneuve vieram a seguir
|
... 418 419 420 421 422 423 424 425 426 427 428 429 430 431 432 ... |
|
|
 |
|
 |