Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 16/09 - Trulli correrá pela Toyota nos próximos dois anos
 15/09 - Andrade terá caminhão novo a partir da prova em Cascavel
 15/09 - Barrichello quebrou recorde em Jerez
 15/09 - Raikkonen dominou. Villeneuve foi o pior em Silverstone
 15/09 - Ameaça de furacão cancela etapa em Miami
 15/09 - Jarno Trulli já não é mais piloto da Renault
 15/09 - Sauber anuncia contratação de Jacques Villeneuve
 14/09 - Jimenez será o piloto do lançamento do Chassi Zanardi
 14/09 - Sistema de classificação fica ainda mais confuso
 14/09 - Próxima edição da Indy 500 terá um novo formato
 14/09 - Na volta às pistas, Ralf dominou em Silverstone
 14/09 - Denis Dirani faturou a 8ª da Sprinter
 14/09 - Master ?A? assiste a mais uma vitória de Renato Russo
 14/09 - Marcelino vence pela Master ?B?
 14/09 - Na Junior RBC Nathan Oliveira foi o melhor
 14/09 - Renault confirma teste de Villeneuve. Equipe nega saída de Trulli
 14/09 - Feldmann faz balanço positivo da reestréia na Pick-Up Racing
 14/09 - Apenas 3 alinham na Cadete do Paulista Light
 14/09 - Cresceram bastante os totais dos rankings
 14/09 - Promotor da Fórmula GP2 divulga lista de exigências

... 419 420 421 422 423 424 425 426 427 428 429 430 431 432 433 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados