Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 14/09 - Sauber continuará parceria com a Ferrari
 14/09 - Marcello Thomaz volta à Fórmula 3 no Rio de Janeiro
 13/09 - Saiba como ficaram as classificações na LMES
 13/09 - Herbert/Davies alcançaram a 50ª vitória do Audi R8
 13/09 - Matérias reforçam a guerra Briatore X Trulli
 13/09 - Jaguar cheia de esperanças para a próxima temporada
 13/09 - Saiba quem rondou os bastidores da prova italiana
 13/09 - Michael Keohane fará testes no Texas
 13/09 - Mayfield acabou com jejum de vitórias na NASCAR
 12/09 - Recorde de Pizzonia ganha espaço na imprensa alemã
 12/09 - Vitória de Rubens também é destaque
 12/09 - Ferrari deixa seus fãs orgulhosos, destaca publicação
 12/09 - Veja como ficou a tabela da F-CART
 12/09 - Carpentier voltou a vencer em Laguna Seca
 12/09 - Tony Kanaan fica a uma quarta posição do título
 12/09 - Estratégia e sorte deram a vitória para Fernandez em Chicago
 12/09 - Martins/Nascimento Jr, e Navarro venceram em Viamão
 12/09 - Bazzo venceu a ensopada prova da Pick Up Racing em Guaporé
 12/09 - Ninguém superou Lloyd na etapa em Dijon
 12/09 - Pick-up Racing: Ricci foi o melhor no Warm Up

... 420 421 422 423 424 425 426 427 428 429 430 431 432 433 434 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados