Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Cross Country: Varela/Marcos estão confirmados no Rally dos Sertões
Terça-feira, 02 de Junho de 2009
 
Líderes do Campeonato Brasileiro de Cross Country vão em busca do terceiro título seguido do maior rali da América Latina

Faltando apenas três semanas para a largada da 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões, mais uma dupla de expressão anuncia sua participação na principal prova de off-road do Brasil e uma das maiores do mundo. O piloto Reinaldo Varela (Mitsubishi/Pirelli/Blindarte), campeão mundial de Rally Cross Country em 2001, vai em busca de sua terceira vitória consecutiva na categoria Super Production Diesel, tendo pelo terceiro ano Marcos Macedo como seu navegador.

“O Rally dos Sertões é uma competição muito difícil e disputada, com os melhores carros e pilotos do Brasil e muitos estrangeiros de altíssimo nível. Portanto, nosso objetivo é ficar entre os primeiros em nossa categoria”, afirma Varela que, no entanto, pode conquistar seu sexto triunfo na competição. Ele venceu em 1998, 1999, 2000, 2007 e 2008.

O Rally dos Sertões tem início no dia 23 de junho em Goiânia. Em 10 dias de competições cerca de 120 participantes irão percorrer 5.038 km do centro-oeste ao nordeste brasileiro, partindo da capital de Goiás e passando por outros seis estados até chegarem a Natal, no Rio Grande do Norte.

Além de adversários de peso, como o espanhol Calos Sainz, bicampeão mundial de Rali, o Sertões é sempre marcado por um percurso que desafia os competidores. Este ano, com as distâncias recordes e com 2.888 km de especiais cronometradas, a competição será ainda mais difícil. “Este ano a prova vai ser mais longa e mais dura. Vai ser um teste de inteligência e concentração para chegar bem ao final”, aposta Marcão Macedo, que venceu as duas últimas edições com Varela.

O trecho mais difícil da prova deve ser no quarto dia, entre as cidades de Minuaçu (GO) e Palmas (TO). Será o maior percurso, com especial de 487 km e distância total de 762 km. “A primeira metade do rali vai ser mais dura, com especiais longas e complicadas. A segunda metade terá especiais mais curtas, mas nem por isso mais fáceis”, explica Marcão. O navegador já sabe qual a estratégia para chegar bem ao final da prova. “A maior dificuldade e o grande segredo é manter um ritmo competitivo sem danificar o carro, saber dosar o tempo inteiro”, conta.

Como as três primeiras etapas da competição são válidas pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, saber administrar a prova ficará ainda mais difícil. “Para nós o mais importante é o campeonato brasileiro. Vamos entrar para buscar a vitória no rali, mas o pensamento é primeiro em um bom resultado para a pontuação no brasileiro”, revela Varela, que ao lado de Marcão lidera o certame nacional de 2009 com 26 pontos, 13 a mais do que a dupla Luciano Lima/Neurivan Calado, os vice-líderes. “Por isso vamos ser forçados a andar mais forte nestas etapas iniciais. Temos que encontrar um ritmo que privilegie o começo sem comprometer o restante da prova”, comenta o piloto da Mitsubishi/Pirelli/Blindarte, que está em busca do pentacampeonato brasileiro. Ele foi campeão em 2000, 2002, 2006 e 2008.

Apesar de 90% do percurso desta edição do Rally dos Sertões ser inédito, isso não deve causar maior dificuldade aos competidores. “Não faz muita diferença porque na hora que estamos competindo não dá pra lembrar muito de como foi nos anos anteriores. E as características da prova como um todo serão as mesmas das edições passadas. É difícil de qualquer jeito”, explica Varela.

A dupla estará bem amparada para a competição com o suporte da equipe Rally Brasil, e contará com o apoio de um motorhome, três caminhonetes, uma carreta de 18 metros e uma moto.

Confira a programação da 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões:

23/06 – Super Prime – Goiânia (GO)

24/06 – 1ª etapa – Goiânia (GO) – Santa Helena (GO)
[Total do dia: 327km / Total da especial: 256 km]

25/06 – 2ª etapa – Santa Helena (GO) – Cidade de Goiás (GO)
[Total do dia: 469 km / Total da especial: 334 km]

26/06 – 3ª etapa – Cidade de Goiás (GO) – Minuaçu (GO)
[Total do dia: 636 km / Total da especial: 393 km]

27/06 – 4ª etapa – Minuaçu (GO) – Palmas (TO)
[Total do dia: 762 km / Total da especial: 487 km]

28/06 – 5ª etapa – Palmas (TO) – Luis Eduardo Magalhães (BA)
[Total do dia: 538 km / Total da especial: 300 km]

29/06 – 6ª etapa – Luis Eduardo Magalhães (BA) – Barra (BA)
[Total do dia: 558 km / Total da especial: 364 km]

30/06 – 7ª etapa – Barra (BA) – Petrolina (PE)
[Total do dia: 543 km / Total da especial: 235 km]

01/07 – 8ª etapa – Petrolina (PE) – Juazeiro do Norte (GO)
[Total do dia: 421 km / Total da especial: 213 km]

02/07 – 9ª etapa – Juazeiro do Norte (CE) – Caicó (RN)
[Total do dia: 439 km / Total da especial: 184 km]

03/07 – 10ª etapa – Caicó (RN) – Natal (RN)
[Total do dia: 350 km / Total da especial: 114 km]

A dupla Reinaldo Varela/Marcos Macedo tem patrocínio de Mitsubishi/Pirelli/Blindarte e apoio de Artfix/Borg Warner/Divino Fogão/Itamotors/Temp Clean.
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 11/09 - Barrichello foi o melhor no último treino
 11/09 - Montoya começou o dia na frente
 10/09 - Carpentier conquistou a pole provisória em Laguna Seca
 10/09 - Medeiros largará na frente em Chicago
 10/09 - Wheldon voltou a comandar o treino em Chicago
 10/09 - Gregg foi o melhor no segundo treino da IPS
 10/09 - Dobradinha da Forsythe no primeiro treino em Laguna Seca
 10/09 - Wheldon dominou. Kanaan veio a seguir
 10/09 - Dois brazucas na frente no primeiro treino da IPS
 10/09 - Liuzzi garantiu a pole position em Monza
 10/09 - Mudada a programação da segunda rodada do Brasileiro
 10/09 - Michael foi o melhor do dia em Monza
 09/09 - Pilotos da NASCAR dominaram etapa da IROC em Richmond
 09/09 - Barrichello tem tudo para completar a festa dos ´Tifosi´
 09/09 - Mesmo com chances, Medeiros acredita em decisão apenas na final
 09/09 - Como funciona a sucessão na CBA
 09/09 - Confira a formação da chapa de Scaglione
 09/09 - F-3000 Européia muda em 2005 para enfrentar concorrência
 09/09 - Scaglione registra sua chapa para as eleições na CBA
 09/09 - Manning continuará mais um ano na Chip Ganassi

... 422 423 424 425 426 427 428 429 430 431 432 433 434 435 436 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados