Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Dois incêndios podem ter tido a mesma causa
Quinta-feira, 30 de Outubro de 2003
 
O incêndio que destruiu o Volvo de Herberto Heinen na rodada paulista do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck, e o fogo que consumiu todo o caminhão do também gaúcho Jorge Fleck (também um Volvo) durante um treino em Guaporé podem ter tido a mesma causa.

Esta conclusão pode ser tirada a partir do que disse o Presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional Nestor Valduga, segundo quem "O fogo no caminhão do Heinen nos alertou a respeito do fato de que o cardã do caminhão passava exatamente embaixo do tanque de Diesel", disse, emendando que "a partir desta constatação, vamos trabalhar para evitar que esse absurdo continue a acontecer", finalizou.

O caminhão de Macarrão e o tamanho da guarnição

Carlos Montagner, o Diretor de Provas do Brasileiro da Fórmula Truck, disse que o incêndio que alijou da corrida em São Paulo o paulista Eduardo Fraguas, o ?Macarrão?, poderia ter sido evitado se o piloto tivesse obedecido a determinação de parar dos Comissários: "Quando o caminhão pegou fogo pela primeira vez, ele atendeu a determinação de entrar nos boxes, onde o incêndio foi apagado. Depois, porém, o Macarrão decidiu seguir na pista, apesar da sinalização para que entrasse na área de serviços", contou Montagner.

Valduga disse que o fogo que tomou conta do bruto de Fráguas foi causado pelo rompimento da mangueira do fluido de freio: "A mangueira se rompeu, e o incêndio começou quando o fluido caiu sobre o tambor, que obviamente estava bastante quente", disse o Presidente do CTDN.

Com relação aos incêndios sucessivos nos brutos, Valduga fez um alerta: "Seria muito interessante que as brigadas de incêndio que atuam na Fórmula Truck se equipassem melhor. É mais ou menos como numa cidade onde há apenas casas térreas, onde uma guarnição de Bombeiros é suficiente. Já numa cidade onde há prédios de 50 andares, é necessário que hajam bem mais guarnições de Bombeiros?, comparou. ?E apagar incêndio num caminhão é bem mais complicado que debelar o fogo num monoposto, por exemplo", finalizou.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 18/07 - Resultados Júnior Menor
 10/07 - Resultado completo da prova no Mosport Park
 06/06 - Leitura de comentários bestas
 07/05 - Resultado da LMGTE Am em Spa
 07/05 - Resultado da LMGTE Pro em Spa
 07/05 - Resultado da LMP2 em Spa
 07/05 - Resultado da LMP1 em Spa
 07/05 - Resultado completo da 6 Horas de Spa-Francorchamp
 07/05 - WEC: Di Grassi quebrou jejum da Audi, e dois brasileiros no pódio de Spa
 17/04 - WEC: Rasultado da LMGTE Am
 17/04 - WEC: Rasultado da LMGTE Pro
 17/04 - WEC: Rasultado da LMP2
 17/04 - WEC: Rasultado da LMP1
 17/04 - Resultado completo da 6 Horas de Silvertone
 17/04 - WEC: Desclassificação, vitória da Porsche e dois brazucas no pódio
 01/02 - Derani e Barrichello: dois brazucas no pódio da 24 Horas de Daytona
 01/02 - Resultado da categoria "GTD" (GTD) em Daytona
 01/02 - Resultado da categoria "GTLM" em Daytona
 01/02 - Resultado da categoria "PC" em Daytona
 01/02 - Resultado completo da 24 Horas de Daytona

... 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados