Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Sem testes, Hungaroring é um desafio para os fabricantes de pneus
Quinta-feira, 15 de Agosto de 2002
 
Como os testes estiveram proibidos pela FIA desde a realização do Grande Prêmio da Alemanha, há 3 semanas, os fabricantes de pneus chegam à Hungria sem que os compostos que serão fornecidos a seus clientes tenham sido submetidos a ensaios que possam avalizar a durabilidade nas exigentes condições do traçado de Hungaroring, onde no domingo será disputado o 13º dos 17 GPs previstos pelo calendário da Formula 1.

Sem outra alternativa, os engenheiros tanto da japonesa Bridgestone quanto da francesa Michelin tiveram de desenvolver os pneus que serão usados na prova de 77 voltas dentro de seus laboratórios, com base em dados coletados nas corridas anteriormente disputadas na pista húngara de 3.975 metros.


"Não temos muitas novidades a anunciar", admite Pierre Dupasquier, Diretor de Motorsport da Michelin, que falou sobre o palco da prova do final de semana: "Hungaroring é um circuito que requer altos níveis de carga aerodinâmica, que conta com duas curvas de 180 graus, e com uma série de curvas muito fechadas, similares às de Montreal, porém sem as retas que existem no circuito canadense", diz o francês, para quem a tática a ser adotada pelas equipes será a de duas paradas durante a corrida "a melhor estratégia, como comprovado no ano passado", ele diz.

Ainda segundo Dupasquier, a média horária não é a principal dificuldade no circuito da Hungria "Onde a velocidade média por volta é relativamente baixa, uns 185 km/h". Ao ver do Engenheiro, o que dificulta o desenvolvimento dos compostos ideais para o Hungaroring é que "A pista não é muito utilizada, o que torna necessário gerar o máximo possível de aderência, mas levando em conta o quanto o asfalto é abrasivo em condições de altas temperaturas como as que são esperadas", falou, frisando que em função das poucas ultrapassagens que deverão acontecer "É fundamental uma boa posição no grid".

Dupasquier prosseguiu contando que: "Nas duas opções de pneus para seco que levamos ao Hungaroring empregamos novas técnicas para a produção dos compostos, que basicamente levaram em conta a durabilidade e a aderência", terminou.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 18/07 - Resultados Júnior Menor
 10/07 - Resultado completo da prova no Mosport Park
 06/06 - Leitura de comentários bestas
 07/05 - Resultado da LMGTE Am em Spa
 07/05 - Resultado da LMGTE Pro em Spa
 07/05 - Resultado da LMP2 em Spa
 07/05 - Resultado da LMP1 em Spa
 07/05 - Resultado completo da 6 Horas de Spa-Francorchamp
 07/05 - WEC: Di Grassi quebrou jejum da Audi, e dois brasileiros no pódio de Spa
 17/04 - WEC: Rasultado da LMGTE Am
 17/04 - WEC: Rasultado da LMGTE Pro
 17/04 - WEC: Rasultado da LMP2
 17/04 - WEC: Rasultado da LMP1
 17/04 - Resultado completo da 6 Horas de Silvertone
 17/04 - WEC: Desclassificação, vitória da Porsche e dois brazucas no pódio
 01/02 - Derani e Barrichello: dois brazucas no pódio da 24 Horas de Daytona
 01/02 - Resultado da categoria "GTD" (GTD) em Daytona
 01/02 - Resultado da categoria "GTLM" em Daytona
 01/02 - Resultado da categoria "PC" em Daytona
 01/02 - Resultado completo da 24 Horas de Daytona

... 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados