Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Autódromo de Monza verá a última corrida da Fórmula 3000
Quarta-feira, 08 de Setembro de 2004
 
Criada em 1985 pela Federação Internacional de Automobilismo para substituir a extinta Fórmula 2 e funcionar como base para os pilotos que gostariam de chegar à Fórmula 1, o Campeonato Internacional de Fórmula 3000 chegará ao seu triste fim no próximo final de semana, quando for disputada a décima e última etapa da temporada.

Sem nunca ter cumprido verdadeiramente o seu papel ? nenhum campeão da Fórmula 3000 conseguiu levantar o caneco na Fórmula 1 ?, a categoria sucumbe depois de duas temporadas com grids fracos e falta de competitividade. Os últimos campeões sequer conseguiram uma vaga na principal categoria do automobilismo mundial, tendo que desviar suas carreiras para os Estados Unidos ou aceitar competir com protótipos.

Embora o campeonato tenha passado por uma fase de sucesso, quando em 1996 mais de 30 carros lutavam para conseguirem uma vaga no grid, a criação de outras categorias mais baratas e com mais recursos ? como a World Series, Fórmula Renault V6 e a própria Fórmula 3000 Européia ?, minguaram de vez as vagas e no GP da Hungria do ano passado apenas 14 bólidos alinharam para a corrida.

Foram 206 corridas em 20 anos, sendo apenas duas delas fora do continente europeu: os GPs do Brasil de 2001 e 2002. O título desse ano já tem um dono, o italiano Vitantonio Liuzzi, que terá duplo incentivo para vencer no final de semana. Além da corrida ser disputada "em casa", no Autódromo de Monza, Liuzzi espera também ser o último piloto a subir ao lugar mais alto do pódio.

Em 2005, o espaço da Fórmula 3000 Internacional passará a ser ocupado pela Fórmula GP2, categoria que surge com o apoio da Renault, Bridgestone e Dallara. Especula-se que 30 carros já tenham sido encomendados, mas pelo andar da carruagem, se conseguir empatar com o grid atual de 18 bólidos já será considerada uma grande vitória.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 09/09 - Manning continuará mais um ano na Chip Ganassi
 09/09 - Guaporé será o palco da sexta etapa da Pick Up Racing
 09/09 - Panis vai se aposentar, mas sem sair da Toyota
 08/09 - O oval mais famoso do mundo pode retornar ao ?circo?
 08/09 - Trabalho é intenso para a rodada da F-Truck em Cascavel
 08/09 - Apenas segundos e terceiros lugares mudaram os totais
 08/09 - Novo regulamento pode causar a saída da BMW
 08/09 - Tarumã sediará a segunda rodada do Brasileiro
 08/09 - Brack voltará às pistas, mas na Porsche Carrera Cup
 08/09 - Citroën substituirá o Xsara pelo C4 em 2006
 08/09 - Ferrari vai trocar de roupa na próxima temporada
 08/09 - F3 Britânica deve fazer mais corridas pela Europa
 08/09 - Confira todos os campeões da Fórmula 3000 Internacional
 07/09 - Neves/Maestrelli venceram o IV Rally do Café
 07/09 - Zé Augusto voltou a ganhar pela Copa Fusca
 07/09 - Costa viveu um ?superdomingo? em Interlagos
 07/09 - Marote numa, e Herchcovitch/Guzzi na outra disputa da Aldee
 07/09 - Merlo foi o grande nome pela F-São Paulo
 07/09 - Sarmento foi inalcançável nas disputas da Força Livre
 07/09 - Papini venceu a prova dos Antigos

... 423 424 425 426 427 428 429 430 431 432 433 434 435 436 437 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados