Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O criador falando da criatura
Quinta-feira, 01 de Abril de 2004
 
Dizendo-se muito feliz por poder ter juntado sua paixão pelo automobilismo à profissão que exerce, Hermann Tilke contou que não foi nada fácil construir o circuito de Bahrain, que neste final de semana vai sediar a terceira etapa do Mundial de Fórmula 1.

O Técnico alemão que além do projeto da pista em Sakhir assinou também os dos traçados de Sepang, na Malásia, e de Xangai, na China ? onde o ?circo? estará em 26 de novembro, na disputa da 16ª etapa -, falou que para que o traçado de Bahrain pudesse ser construído, tiveram de ser removidos mais de 1 milhão de metros cúbicos de areia, destacando que ?os bancos de areia são mais duros que concreto, e foi necessário o uso de dinamite?.

Comentando a respeito das características do circuito no Bahrain, Tilke ressaltou que ?Existem coisas que precisam ser levadas em consideração na hora de um projeto, e uma delas é a necessidade dos carros estarem juntos depois da primeira curva. Só que muitos dos fãs do esporte não sabem disso?, disse.

Quem é Tilke

Engenheiro Civil, Hermann Tilke fundou uma empresa de Engenharia que leva seu sobrenome em 1984, na cidade de Aachen, na Alemanha, onde comanda um time formado por outros nove técnicos, entre Engenheiros e Arquitetos.

Além de atuar na área de planejamento urbano, a empresa de Tilke conseguiu trabalhos também num meio que veio a calhar para o apaixonado por automobilismo Hermann: fazer a adequação de traçados, e construir autódromos pelo mundo afora.

Em seu país natal, Hermann Tilke assinou o projeto do circuito de Sachsenring ? concluído em 2001 ? e de reformas nos traçados Hockenheim e Nürburgring.

Fora da Alemanha, a empresa Tilke já havia deixado sua marca através do projeto do traçado austríaco de A-1 Ring ? entregue em 1995 -, e de ampliação das arquibancadas no circuito da Catalunha, em Barcelona, na Espanha.

O Fuji International Speedway, no Japão, foi outro traçado que recebeu a chancela de Tilke, que passou a ter mais destaque na mídia internacional depois da inauguração do circuito de Sepang, na Malásia - em 1998 -, e mais recentemente nos projetos dos traçados em Xangai, na China, e no Bahrain, onde o ?circo? está armado para a prova deste final de semana.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/09 - Giovanardi sairá na frente da disputa do ETCC em Zandvoort
 04/09 - Speed venceu a segunda em Ímola e faturou o título europeu
 04/09 - Salignon ganhou a tumultuada corrida em Zandvoort
 04/09 - Solberg ampliou a vantagem na liderança do Rali do Japão
 04/09 - Mondini venceu e assumiu a liderança da F-Renault V6
 04/09 - Gollin/Cappellari são os poles. Erdos em 7º e Melo Jr em 13º
 04/09 - O líder, Ekström, largará na pole do DTM neste domingo
 04/09 - Tarquini encabeçou outro ?1-2-3? dos Alfa
 04/09 - Audi voltou a render mais em Zandvoort
 04/09 - Kochem ganhou pela primeira vez no Europeu
 04/09 - Salignon dominou também a classificatória do sábado
 04/09 - Giovanardi na frente. Farfus fechou o ?1-2-3? da Alfa Romeo
 03/09 - Salignon sairá na pole da disputa do domingo em Zandvoort
 03/09 - Domínio de Alonso nos treinos em Monza
 03/09 - Alzen/Bartels terminaram na frente o último treino do dia
 03/09 - F-Renault V6: Mondini e Jani serão os poles em San Marino
 03/09 - Terminado o primeiro dia do Rali do Japão, Solberg é o líder
 03/09 - Kristensen encabeçou o domínio da Audi em Zandvoort
 03/09 - F-Renault Euro: Kochem vai largar duas vezes na frente
 03/09 - Quatro elos. Quatro carros na frente

... 425 426 427 428 429 430 431 432 433 434 435 436 437 438 439 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados