Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/09 - Giovanardi sairá na frente da disputa do ETCC em Zandvoort
 04/09 - Speed venceu a segunda em Ímola e faturou o título europeu
 04/09 - Salignon ganhou a tumultuada corrida em Zandvoort
 04/09 - Solberg ampliou a vantagem na liderança do Rali do Japão
 04/09 - Mondini venceu e assumiu a liderança da F-Renault V6
 04/09 - Gollin/Cappellari são os poles. Erdos em 7º e Melo Jr em 13º
 04/09 - O líder, Ekström, largará na pole do DTM neste domingo
 04/09 - Tarquini encabeçou outro ?1-2-3? dos Alfa
 04/09 - Audi voltou a render mais em Zandvoort
 04/09 - Kochem ganhou pela primeira vez no Europeu
 04/09 - Salignon dominou também a classificatória do sábado
 04/09 - Giovanardi na frente. Farfus fechou o ?1-2-3? da Alfa Romeo
 03/09 - Salignon sairá na pole da disputa do domingo em Zandvoort
 03/09 - Domínio de Alonso nos treinos em Monza
 03/09 - Alzen/Bartels terminaram na frente o último treino do dia
 03/09 - F-Renault V6: Mondini e Jani serão os poles em San Marino
 03/09 - Terminado o primeiro dia do Rali do Japão, Solberg é o líder
 03/09 - Kristensen encabeçou o domínio da Audi em Zandvoort
 03/09 - F-Renault Euro: Kochem vai largar duas vezes na frente
 03/09 - Quatro elos. Quatro carros na frente

... 425 426 427 428 429 430 431 432 433 434 435 436 437 438 439 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados