Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Brilho brasileiro também no automobilismo peruano
Quinta-feira, 16 de Agosto de 2001
 
Depois de deixar boquiabertos europeus e norte-americanos, os pilotos brasileiros começam também a despertar atenção nos circuitos de países Sul-americanos além da Argentina, onde há muito tempo nossos "botas" vem deixando para trás os pilotos da Fórmula 3.

O primeiro país a se render ao talento de um piloto "brasileño" neste ano foi o Paraguai, onde o kartista curitibano Alan Chanoski faturou o título da categoria Intercontinental Sudam, e estreou com vitória no Campeonato Nacional, que teve sua 6ª etapa realizada há duas semanas.

No último domingo foi a vez dos peruanos se renderem a um brazuca: o mineiro Ivan Bastos, que foi ao topo do pódio já na terceira corrida que disputou pela categoria Turismo Superior "A", uma das duas que compõem o "Campeonato de Circuito" do Peru.

Bastos foi enviado para trabalhar em solo peruano pela multinacional na qual trabalhava em nosso país; no final do ano passado participou da mais tradicional disputa de Endurance peruana, na qual pretende correr novamente no próximo dia 4 de novembro, "quando o Cristiano Piquet estará aqui", conta, referindo-se ao kartista mineiro que divide com o paranaense Júlio Campos a liderança do Placar de vitórias do Speed On Line.

Depois de ficar afastado das pistas nos primeiros meses de 2001, o belo-horizontino de 41 anos foi convidado pela Petroperu ? a estatal de petróleo ? para pilotar um dos carros de sua equipe, nada menos que um Toyota Corolla Levin 1.6 de 20 válvulas.

Nas duas primeiras corridas que disputou pelo certame, em 22 de abril no circuito de Tacna, e a "3 Horas Peruanas", na pista de Santa Rosa, no dia 22 de julho, quando aliás bateu o recorde do traçado ao atingir os 243,322 km/h, Bastos conseguiu uma quarta e uma terceira posição.

No último domingo, já conhecendo os macetes do traçado de 3.800 metros da pista de Tacna, e com um domínio maior do carro, o brasileiro ganhou a disputa em sua categoria, e ficou com a terceira posição na classificação geral.

Chegar ao triunfo, porém, não foi fácil. Bastos relata: "Os pneus Michelin do meu carro não chegaram a aquecer apropriadamente, e só consegui o nono tempo na classificação. Quando a corrida começou, a falta de aquecimento dos compostos, que são mais duros, fez com que eu caísse para a 14ª posição. Só pude começar a atacar os adversários quando enfim os pneus aqueceram", afirmou.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 30/08 - Primeiro teste em circuito misto acontecerá em Homestead
 30/08 - Fórmula Indy vai correr em São Petersburgo, diz jornal
 30/08 - Mudanças no calendário da Fórmula Renault e Copa Clio
 30/08 - Di Grassi voltou a vencer em Thruxton; Nelsinho em 2º
 30/08 - Mundial de Turismo não vai mais começar na Argentina
 30/08 - Honda voltou a vencer no TC2000
 30/08 - Dale Earnhardt Jr finalmente venceu em Bristol
 30/08 - Sétimo título de Michael é destaque no Velho Continente
 30/08 - Di Grassi abriu o dia com vitória brazuca em Thruxton
 29/08 - Foi a vez de Ruiz Fº na Junior Menor
 29/08 - Tony Kanaan abriu 72 pontos de vantagem na liderança
 29/08 - Andretti colocou água no chope da Penske em Nazareth
 29/08 - Louis fatura a 7ª etapa da Cadete no Paulista de Kart
 29/08 - Bourdais segue na liderança; Veja como ficou a tabela
 29/08 - Bruno Junqueira venceu a primeira na temporada
 29/08 - Saiu o pré-calendário para a próxima temporada do ?circo?
 29/08 - Título foi o quinto consecutivo de Michael
 29/08 - Di Grassi vai largar na frente na segunda prova em Thruxton
 29/08 - Saiba como foi a prova belga
 29/08 - Vitória neozelandesa na Inglaterra; Tuka subiu ao pódio

... 428 429 430 431 432 433 434 435 436 437 438 439 440 441 442 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados