Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 30/08 - Primeiro teste em circuito misto acontecerá em Homestead
 30/08 - Fórmula Indy vai correr em São Petersburgo, diz jornal
 30/08 - Mudanças no calendário da Fórmula Renault e Copa Clio
 30/08 - Di Grassi voltou a vencer em Thruxton; Nelsinho em 2º
 30/08 - Mundial de Turismo não vai mais começar na Argentina
 30/08 - Honda voltou a vencer no TC2000
 30/08 - Dale Earnhardt Jr finalmente venceu em Bristol
 30/08 - Sétimo título de Michael é destaque no Velho Continente
 30/08 - Di Grassi abriu o dia com vitória brazuca em Thruxton
 29/08 - Foi a vez de Ruiz Fº na Junior Menor
 29/08 - Tony Kanaan abriu 72 pontos de vantagem na liderança
 29/08 - Andretti colocou água no chope da Penske em Nazareth
 29/08 - Louis fatura a 7ª etapa da Cadete no Paulista de Kart
 29/08 - Bourdais segue na liderança; Veja como ficou a tabela
 29/08 - Bruno Junqueira venceu a primeira na temporada
 29/08 - Saiu o pré-calendário para a próxima temporada do ?circo?
 29/08 - Título foi o quinto consecutivo de Michael
 29/08 - Di Grassi vai largar na frente na segunda prova em Thruxton
 29/08 - Saiba como foi a prova belga
 29/08 - Vitória neozelandesa na Inglaterra; Tuka subiu ao pódio

... 428 429 430 431 432 433 434 435 436 437 438 439 440 441 442 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados