Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Prost: do sonho às portas da falência
Sexta-feira, 23 de Novembro de 2001
 
O francês Alain Prost, quando piloto, foi um dos mais expressivos de toda a história da Fórmula 1, tendo arrebatado quatro títulos mundiais e alcançado impressionantes 51 vitórias, um recorde que só foi superado neste ano pelo alemão Michael Schumacher.

Depois de ter deixado as pistas em 1993, após ter disputado nada menos que 199 Grandes Prêmios, Alain começou a sonhar em ter um time francês forte no mundial de Fórmula 1.

O pontapé inicial na direção de tornar seu sonho uma realidade, foi dado pelo francês quando ele adquiriu de seu compatriota Gui Ligier toda a estrutura da então equipe Ligier, que entre os anos de 1976 e 96 havia ganho 9 corridas, a primeira delas através do também francês Jacques Laffite, no GP da Suécia, em 1977.

Sonho ou pesadelo?

O sonho de Alain (ou pesadelo) teve início junto com a temporada de 1997, quando já denominada Prost Grand Prix, a equipe contava com os motores japoneses da Mugen-Honda.

No ano seguinte começou a seqüência de três temporadas em que os carros foram empurrados por motores Peugeot, o que acabou sendo um fiasco, fato que empurrou Alain cada vez mais para próximo de um buraco.

No início desta temporada, Prost recebeu uma injeção financeira significativa quando o brasileiro Pedro Paulo Diniz comprou 40% das ações de seu time.

Com os Dólares que recebeu de Diniz, Prost decidiu instalar motores Ferrari nos carros do time, que em momento algum andaram bem, já que a grana foi suficiente apenas para os motores, sem os câmbios que completariam o conjunto.

A seqüência de anos ruins foi afastando possíveis investidores, e acabou enchendo a paciência de Pedro Diniz, que depois de ter tido a recusa de seu sócio à proposta que fez de compra do restante das ações do time passou a mão no boné, retornando para o Brasil.

Alain começou uma romaria pelo planeta afora caçando níqueis para poder reerguer seu time, e numa das escalas que fez, encontrou um príncipe Árabe cheio da grana que poderia salvá-lo da bancarrota.

As conversas entre ambos, porém, ficaram apenas no blá, blá, blá, e Prost não conseguiu um tostão sequer para honrar o compromisso que teria de assumir com a Ferrari para continuar a usar os motores em 2002.

A concordata do time, decretada hoje pela justiça francesa, pode ser apenas mais um suspiro.

Inicialmente, Prost se recusou a falar sobre a concordata, mas numa entrevista coletiva dada no final da tarde na França disse o óbvio: "Precisamos de um grande patrocinador para salvar a nossa situação"...

Comovente, mas possivelmente ineficaz no sentido de salvar a equipe. Não duvide que o "circo" pode ter dois carros a menos nos grids das corridas de 2002...
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 30/08 - Primeiro teste em circuito misto acontecerá em Homestead
 30/08 - Fórmula Indy vai correr em São Petersburgo, diz jornal
 30/08 - Mudanças no calendário da Fórmula Renault e Copa Clio
 30/08 - Di Grassi voltou a vencer em Thruxton; Nelsinho em 2º
 30/08 - Mundial de Turismo não vai mais começar na Argentina
 30/08 - Honda voltou a vencer no TC2000
 30/08 - Dale Earnhardt Jr finalmente venceu em Bristol
 30/08 - Sétimo título de Michael é destaque no Velho Continente
 30/08 - Di Grassi abriu o dia com vitória brazuca em Thruxton
 29/08 - Foi a vez de Ruiz Fº na Junior Menor
 29/08 - Tony Kanaan abriu 72 pontos de vantagem na liderança
 29/08 - Andretti colocou água no chope da Penske em Nazareth
 29/08 - Louis fatura a 7ª etapa da Cadete no Paulista de Kart
 29/08 - Bourdais segue na liderança; Veja como ficou a tabela
 29/08 - Bruno Junqueira venceu a primeira na temporada
 29/08 - Saiu o pré-calendário para a próxima temporada do ?circo?
 29/08 - Título foi o quinto consecutivo de Michael
 29/08 - Di Grassi vai largar na frente na segunda prova em Thruxton
 29/08 - Saiba como foi a prova belga
 29/08 - Vitória neozelandesa na Inglaterra; Tuka subiu ao pódio

... 428 429 430 431 432 433 434 435 436 437 438 439 440 441 442 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados