Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Antonio Pizzonia avalia início da nova Fórmula 1
Quarta-feira, 25 de Março de 2009
 
Amazonense aprova mudanças que visam melhorar as disputas na categoria

No próximo fim de semana (27-29/03) os amantes pela velocidade terão um prato cheio. A temporada 2009 da Fórmula 1 começa oficialmente na Austrália. Já no Brasil, a Copa Nextel Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, também dá o seu pontapé inicial. A prova de abertura acontece a partir das 11 horas (horário de Brasília) no autódromo de Interlagos, zona sul de São Paulo, templo maior do esporte a motor nacional.

O amazonense Antonio Pizzonia faz sua segunda temporada completa na Stock Car e estréia pela equipe brasiliense Amir Nasr Racing, umas das mais tradicionais do esporte no Brasil. Com passagens como piloto de testes e de provas pela Jaguar e pela Williams na F1, ele acredita que em cima dos testes de pré-temporada, as favoritas para a vitória em Melbourne são Ferrari e Brawn GP. “Acredito que as duas equipes estarão bem parecidas, com uma ligeira vantagem para a Brawn. Logo atrás devem estar a BMW e a Toyota”, comenta.

O esportista de Manaus afirma que pretende acompanhar todos os treinos e a corrida, e reservou sua torcida para os representantes brasileiros, especialmente para Rubens Barrichello. “Como torcedor brasileiro e amigo pessoal farei uma torcida especial pelo Rubinho, espero que ele encerre muito bem a carreira. Mas vou acompanhar e vibrar pelo Felipe, que também é meu amigo, mas ainda tem um futuro longo e brilhante pela frente”, concluiu.

Sobre as novidades da temporada, Pizzonia gostou bastante das mudanças aerodinâmicas. O aerofólio traseiro ficou mais alto e mais curto, enquanto o dianteiro ficou mais baixo e mais comprido. “Na teoria, vai diminuir a turbulência vinda da traseira do carro da frente e com isso, diminuir também a dificuldade de ultrapassagens”, conta. No regulamento anterior, o carro que vinha atrás perdia muita sustentação aerodinâmica na parte frontal e o piloto era obrigado a tirar o pé nas aproximações de curvas. “É sempre bom ver a organização se mexendo atrás de mudanças que possam ser positivas”, fala.

O titular da Amir Nasr Racing também falou sobre o Kers, um dos itens técnicos de mais discussão nesse início de temporada. “A idéia do Kers é interessante. Na situação de corrida, quem tiver o sistema funcionando e bem, vai levar muita vantagem. A desvantagem é o peso, mas os engenheiros sempre encontram maneiras para solucionar estes empecilhos”, explica. O Kers é um sistema que reaproveita a energia gerada nas frenagens e pode dar até 80 cv a mais de potência ao motor durante até seis segundos por volta.

Assim como em todas as categorias, a crise mundial também chegou à F1. “Todos estão precisando cortar custos, e acredito que no ano que vem isso afetará ainda mais a F1, talvez com saída de mais equipes. Mas todos os envolvidos na categoria estão trabalhando duro e existem pessoas inteligentes atrás de encontrar soluções para este problema também”, finaliza o amazonense.

Visite www.blogdopizzonia.zip.net
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 29/08 - Raikkonen venceu na nova festa de Schumacher
 29/08 - Rossiter e Di Grassi dividirão a primeira fila em Thruxton
 29/08 - João Paulo reduziu a desvantagem para Quintarelli
 29/08 - Japonês venceu a primeira em três anos; João Paulo foi o 3º
 28/08 - A situação de cada categoria do Brasileiro de Rali
 28/08 - Irmãos Sartori venceram o "Rali de São Paulo"
 28/08 - Bourdais confirmou mais uma pole na Fórmula CART
 28/08 - Comissão do WRC propõe calendário para a próxima temporada
 28/08 - Lloyd surpreende e vai largar na frente em Donington
 28/08 - Dupla da Penske vai comandar o grid em Nazareth
 28/08 - No segundo treino, Junqueira deu o troco em Bourdais
 28/08 - Confira como ficou a tabela do campeonato
 28/08 - Na festa do título, Liuzzi não venceu
 28/08 - No chove-pára, Trulli garantiu a pole em Spa-Francorchamps
 28/08 - No terceiro treino em Nazareth, foi a vez de Kanaan
 28/08 - Choveu de novo, e Michael foi o melhor na pré-classificação
 28/08 - Teve festa brasileira na Fórmula 3 Japonesa
 28/08 - Aguaceiro cancelou um, e encurtou o outro treino livre na Bélgica
 27/08 - Domínio brasileiro no segundo treino em Nazareth
 27/08 - Copa Renault de Kart começa neste final de semana

... 429 430 431 432 433 434 435 436 437 438 439 440 441 442 443 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados