Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Vencedores da Fórmula 3 em Piriápolis citam a receita da vitória
Quarta-feira, 03 de Outubro de 2001
 
A abertura da fase final do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 vai transcorrer sob condições totalmente avessas às que os pilotos e equipes da categoria estão acostumados a enfrentar. A nona das 12 etapas, no próximo domingo na pista de rua uruguaio de Piriápolis, vai constituir um verdadeiro exercício de estratégia na disputa pela vitória. O fato do circuito praticamente não oferecer pontos de ultrapassagens valoriza a presença na primeira fila do grid de largada.

Há várias outras particularidades que vão exigir atenção redobrada dos pilotos nos treinos e nas corridas. Uma delas é a constância com que as condições da pista apresentam alterações. Isso em função da areia da beira-mar trazida pelo vento para o trecho da curta reta dos boxes. ?Essa é uma questão que foge ao controle e que pode custar a corrida. Você acaba dependendo um pouco da sorte, também?, explica o paulista Thiago Medeiros, vencedor da prova no ano passado.
Terceiro colocado no campeonato, Thiago é um dos três vencedores de Piriápolis que estarão na pista, pilotando o Dallara/Mugen-Honda da Amir Nasr Racing. Ele entende que as características travadas do traçado facilitam o desgaste excessivo do equipamento. ?Além de toda a concentração que o piloto precisa ter para não errar, há a preocupação de poupar o equipamento. Sob essas condições, não é difícil ficar a pé antes da bandeirada com quebra do câmbio?, explica.

Companheiro de equipe de Thiago, o gaúcho Juliano Moro, líder com quatro vitórias em oito corridas, frisa que paciência é um ingrediente fundamental na receita para um bom desempenho em Piriápolis. ?A primeira coisa é não errar nos treinos e colocar tudo a perder. Se você força o ritmo antes da hora e errar, perde muito tempo e acaba prejudicando todo o trabalho do fim de semana?, explica. Ele também cita o fator sorte, diante das adversidades a mais que a pista oferece.

Apesar da liderança relativamente tranqüila, Juliano ainda não se vê em posição de administrar resultados. ?O objetivo é o mesmo de sempre, ganhar a corrida. Tenho todas as condições para isso e vou para o ataque, porque uma vantagem de 22 pontos, com 80 ainda em jogo, é pequena. Não vou me arriscar muito, o negócio é manter a cabeça no lugar?, diz, lembrando que em Campo Grande perdeu a liderança por conta do acidente motivado pela rodada de um retardatário à sua frente.

Juliano, Thiago e o baiano Luís Medrado, os três integrantes da Amir Nasr Racing, equipe que tem apoio do pool CEB/Banco Regional de Brasília/Drugovich/JFM, participaram de testes com seus carros na última semana na pista de kart de Guará, cidade-satélite de Brasília. ?Esse teste foi bom para aprendermos algumas coisas sobre o carro. Como o fim de semana de corrida é muito apertado, a experiência com o carro numa pista travada deve ajudar um pouco?, acredita o gaúcho.

Os vencedores de Piriápolis
20/03/1994 - Néstor Gabriel Furlan (ARG/GF Motorsport), Dallara/Fiat
23/10/1994 - Néstor Gabriel Furlan (ARG/GF Motorsport), Dallara/Fiat
20/10/1996 - Néstor Gabriel Furlan (ARG/GF Motorsport), Dallara/Fiat
19/10/1997 - Juliano Moro (BRA/Amir Nasr Racing), Dallara/Mugen-Honda
25/10/1998 - Jaime Melo Júnior (BRA/Cesário Formula), Dallara-Mugen-Honda
09/10/1999 - Jaime Melo Júnior (BRA/Avallone Motorsport), Dallara/Mugen-Honda
10/10/1999 - Jaime Melo Júnior (BRA/Avallone Motorsport), Dallara/Mugen-Honda
07/10/2000 - Thiago Medeiros (BRA/Avallone Motorsport), Dallara/Mugen-Honda
08/10/2000 - João Paulo Oliveira (BRA/Cesário Formula), Dallara/Mugen-Honda
 
Marcos Ferreira
 
» Leia também

 29/08 - Veja os números da Fórmula 1 após a prova deste domingo
 29/08 - Raikkonen venceu na nova festa de Schumacher
 29/08 - Rossiter e Di Grassi dividirão a primeira fila em Thruxton
 29/08 - João Paulo reduziu a desvantagem para Quintarelli
 29/08 - Japonês venceu a primeira em três anos; João Paulo foi o 3º
 28/08 - A situação de cada categoria do Brasileiro de Rali
 28/08 - Irmãos Sartori venceram o "Rali de São Paulo"
 28/08 - Bourdais confirmou mais uma pole na Fórmula CART
 28/08 - Comissão do WRC propõe calendário para a próxima temporada
 28/08 - Lloyd surpreende e vai largar na frente em Donington
 28/08 - Dupla da Penske vai comandar o grid em Nazareth
 28/08 - No segundo treino, Junqueira deu o troco em Bourdais
 28/08 - Confira como ficou a tabela do campeonato
 28/08 - Na festa do título, Liuzzi não venceu
 28/08 - No chove-pára, Trulli garantiu a pole em Spa-Francorchamps
 28/08 - No terceiro treino em Nazareth, foi a vez de Kanaan
 28/08 - Choveu de novo, e Michael foi o melhor na pré-classificação
 28/08 - Teve festa brasileira na Fórmula 3 Japonesa
 28/08 - Aguaceiro cancelou um, e encurtou o outro treino livre na Bélgica
 27/08 - Domínio brasileiro no segundo treino em Nazareth

... 429 430 431 432 433 434 435 436 437 438 439 440 441 442 443 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados