Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mário Haberfeld treinou com a Walker em Firebird
Quarta-feira, 25 de Setembro de 2002
 
Bastou um dia para que o brasileiro Mario Haberfeld admita a possibilidade de se transferir para o automobilismo norte-americano. Mesmo sem conhecer o circuito de Firebird, um sinuoso traçado no Arizona, o piloto de São Paulo pôde comparar o Reynard-Toyota com o Lola-Zytek que usou na última edição do Campeonato Internacional de Fórmula 3000. E não esconde sua preferência pelo carro da equipe Walker, pela qual o atual bicampeão Gil de Ferran correu até se transferir para a Penske, onde venceu os dois últimos campeonatos da categoria.

?Dei mais de 120 voltas e já tenho uma idéia clara das diferenças entre os dois tipos de carro. Sem contar a diferença de potência, já que o motor Toyota tem praticamente o dobro do Zytek da F-3000, o câmbio e os freios são muito mais eficientes. Em compensação, o desgaste dos pneus é muito maior, mesmo sendo feitos com compostos bem mais duros. Foi apenas o meu primeiro teste e achei que foi muito positivo. Os engenheiros me pediram para verificar as regulagens dos amortecedores e o funcionamento de umas asas novas, acertos diferentes de suspensões e principalmente algumas mudanças feitas na carroceria para melhorar a refrigeração para a corrida do México, que deve ser debaixo de um calor brutal, igual ao que estava fazendo aqui", relatou Haberfeld.

Além do escocês Derrick Walker, estava presente o engenheiro Steve Newey, ambos com passagens pela Fórmula 1. Walker trabalhou na Brabham no início dos anos 70 e Newey na Arrows no final dos anos 80. Walker, que também já teve Christian Fittipaldi em sua equipe, comparou Haberfeld a de Ferran: "Os dois têm o mesmo estilo suave de pilotar". Para Newey, o que mais chamou atenção foi o detalhamento e a qualidade das informações: "Ele acusou todas as mudanças que fizemos e ainda sugeriu algumas que já estavam nos nossos planos. Pelo que vi neste primeiro contato, Mario já está pronto para passar para os carros de alta potência", comentou.

O piloto brasileiro também ficou muito satisfeito. "Gostei muito e já estou pensando em correr na F-Mundial no ano que vem com essa mesma equipe. Todos aqui são muito experientes e tudo que os engenheiros quiseram experimentar deu certo. Ainda tenho um dia de teste e vou tentar melhorar meus tempos. O Tora Takagi virou 47s1 aqui em março, eu fiz 49 duro. O Derrick e o Steve disseram que a diferença foi porque usei um motor mais fraco, os pneus eram bem mais duros e o dia estava muito mais quente. Pela telemetria, o Tora só foi mais rápido que eu em uma curva. A grande diferença foi na reta, onde a menor potência me fez tomar um tempão", finalizou Haberfeld.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 29/08 - Veja os números da Fórmula 1 após a prova deste domingo
 29/08 - Raikkonen venceu na nova festa de Schumacher
 29/08 - Rossiter e Di Grassi dividirão a primeira fila em Thruxton
 29/08 - João Paulo reduziu a desvantagem para Quintarelli
 29/08 - Japonês venceu a primeira em três anos; João Paulo foi o 3º
 28/08 - A situação de cada categoria do Brasileiro de Rali
 28/08 - Irmãos Sartori venceram o "Rali de São Paulo"
 28/08 - Bourdais confirmou mais uma pole na Fórmula CART
 28/08 - Comissão do WRC propõe calendário para a próxima temporada
 28/08 - Lloyd surpreende e vai largar na frente em Donington
 28/08 - Dupla da Penske vai comandar o grid em Nazareth
 28/08 - No segundo treino, Junqueira deu o troco em Bourdais
 28/08 - Confira como ficou a tabela do campeonato
 28/08 - Na festa do título, Liuzzi não venceu
 28/08 - No chove-pára, Trulli garantiu a pole em Spa-Francorchamps
 28/08 - No terceiro treino em Nazareth, foi a vez de Kanaan
 28/08 - Choveu de novo, e Michael foi o melhor na pré-classificação
 28/08 - Teve festa brasileira na Fórmula 3 Japonesa
 28/08 - Aguaceiro cancelou um, e encurtou o outro treino livre na Bélgica
 27/08 - Domínio brasileiro no segundo treino em Nazareth

... 429 430 431 432 433 434 435 436 437 438 439 440 441 442 443 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados