Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/08 - Copa Renault de Kart começa neste final de semana
 27/08 - Pole provisória em Montreal ficou com Bourdais
 27/08 - Champ Car anuncia parceria com o McDonald's
 27/08 - Dupla da Penske comandou o primeiro treino em Nazareth
 27/08 - Liuzzi garantiu a oitava pole da temporada
 27/08 - Maserati define seus pilotos para o FIA-GT
 27/08 - Dominguez foi o melhor no primeiro treino em Montreal
 27/08 - Carro da A1-Grand Prix completa primeira fase de testes
 27/08 - Pizzonia procura equipe para 2005
 27/08 - Piloto de Macau realizou testes com a Carlin
 27/08 - Briscoe espatifou seu Toyota na Eau Rouge
 27/08 - Ferrari festeja sua 700ª participação em GPs
 27/08 - Raikkonen na frente, seguido de Button
 27/08 - Davidson comandou o primeiro treino em Spa
 26/08 - PM reforça policiamento na Stock Car em Londrina
 26/08 - Em Spa, um GP memorável para a Jordan
 26/08 - Ruben Fontes vai retornar às pistas
 26/08 - Conquest troca o Reynard de Philippe por um Lola
 26/08 - Jardim assina coma Bassani/Pamplona Racing
 25/08 - A V8 volta a Londrina, desta em companhia da divisão Light

... 430 431 432 433 434 435 436 437 438 439 440 441 442 443 444 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados