Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Antonio Pizzonia avalia início da nova Fórmula 1
Quarta-feira, 25 de Março de 2009
 
Amazonense aprova mudanças que visam melhorar as disputas na categoria

No próximo fim de semana (27-29/03) os amantes pela velocidade terão um prato cheio. A temporada 2009 da Fórmula 1 começa oficialmente na Austrália. Já no Brasil, a Copa Nextel Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, também dá o seu pontapé inicial. A prova de abertura acontece a partir das 11 horas (horário de Brasília) no autódromo de Interlagos, zona sul de São Paulo, templo maior do esporte a motor nacional.

O amazonense Antonio Pizzonia faz sua segunda temporada completa na Stock Car e estréia pela equipe brasiliense Amir Nasr Racing, umas das mais tradicionais do esporte no Brasil. Com passagens como piloto de testes e de provas pela Jaguar e pela Williams na F1, ele acredita que em cima dos testes de pré-temporada, as favoritas para a vitória em Melbourne são Ferrari e Brawn GP. “Acredito que as duas equipes estarão bem parecidas, com uma ligeira vantagem para a Brawn. Logo atrás devem estar a BMW e a Toyota”, comenta.

O esportista de Manaus afirma que pretende acompanhar todos os treinos e a corrida, e reservou sua torcida para os representantes brasileiros, especialmente para Rubens Barrichello. “Como torcedor brasileiro e amigo pessoal farei uma torcida especial pelo Rubinho, espero que ele encerre muito bem a carreira. Mas vou acompanhar e vibrar pelo Felipe, que também é meu amigo, mas ainda tem um futuro longo e brilhante pela frente”, concluiu.

Sobre as novidades da temporada, Pizzonia gostou bastante das mudanças aerodinâmicas. O aerofólio traseiro ficou mais alto e mais curto, enquanto o dianteiro ficou mais baixo e mais comprido. “Na teoria, vai diminuir a turbulência vinda da traseira do carro da frente e com isso, diminuir também a dificuldade de ultrapassagens”, conta. No regulamento anterior, o carro que vinha atrás perdia muita sustentação aerodinâmica na parte frontal e o piloto era obrigado a tirar o pé nas aproximações de curvas. “É sempre bom ver a organização se mexendo atrás de mudanças que possam ser positivas”, fala.

O titular da Amir Nasr Racing também falou sobre o Kers, um dos itens técnicos de mais discussão nesse início de temporada. “A idéia do Kers é interessante. Na situação de corrida, quem tiver o sistema funcionando e bem, vai levar muita vantagem. A desvantagem é o peso, mas os engenheiros sempre encontram maneiras para solucionar estes empecilhos”, explica. O Kers é um sistema que reaproveita a energia gerada nas frenagens e pode dar até 80 cv a mais de potência ao motor durante até seis segundos por volta.

Assim como em todas as categorias, a crise mundial também chegou à F1. “Todos estão precisando cortar custos, e acredito que no ano que vem isso afetará ainda mais a F1, talvez com saída de mais equipes. Mas todos os envolvidos na categoria estão trabalhando duro e existem pessoas inteligentes atrás de encontrar soluções para este problema também”, finaliza o amazonense.

Visite www.blogdopizzonia.zip.net
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 25/08 - Uma quarta-feira para entrar para a história do Sul-americano
 25/08 - Spa-Francorchamps: um ?circuito especial? para Michael
 25/08 - Fórmula Indy visitará o oval de Nazareth pela última vez
 24/08 - Pouca movimentação dos rankings no final de semana
 24/08 - Kleinubing ganhou mas não levou em Road America
 24/08 - Senna não terminou uma, e foi o 16º na outra prova
 24/08 - McDowell venceu de novo. Mattos voltou ao pódio na F-Mazda
 24/08 - Obras impedem prova da Brascar em Interlagos
 24/08 - Brasil faturou o bi no Mundial do Billand Challenge
 24/08 - Vasser vai quebrar um recorde em Montreal
 24/08 - Minardi confirma teste com pilotos australianos
 23/08 - Para onde vai o dinheiro da Red Bull em 2005?
 23/08 - Klien precisará mostrar serviço em duas corridas
 23/08 - Caso de fraude agita a V8 Supercars Australiana
 23/08 - Copa Clio também integra negociações entre PPD e VICAR
 23/08 - Scaglione convoca pilotos da Stock para reunião em Londrina
 23/08 - Lehto e Werner faturaram o título da American Le Mans Series
 23/08 - Biffle venceu pela segunda vez na NASCAR Nextel Cup
 22/08 - Resta venceu as duas em Brands Hatch; Conway levou o título
 22/08 - (Quase) tudo pronto para eventos conjuntos das F-3 e Renault

... 431 432 433 434 435 436 437 438 439 440 441 442 443 444 445 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados