Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Pacote de sugestões para a F-1 tem nove itens
Quinta-feira, 10 de Outubro de 2002
 
A Federação Internacional de Automobilismo divulgou um documento com nove sugestões de alterações regulamentares para, ao ver da entidade, fazer com que caiam os custos, e que haja um maior equilíbrio de forças entre os times da Fórmula 1 a partir de 2003.

A mais polêmica das é a de extinguir o vínculo dos pilotos com as equipes. Pela sugestão, os pilotos teriam vínculos com a comissão de Fórmula 1 da FIA, e correriam as provas realizando um rodízio entre os carros dos times inscritos no Mundial.

Conheça abaixo as propostas de alterações na regulamentação, que serão discutidas pelo Conselho Mundial da FIA na reunião marcada para o próximo dia 28 de outubro.

Intercâmbio de pilotos

Os pilotos deixam de ter seus contratos vinculados às equipes, fazendo suas inscrições junto à Comissão de Fórmula 1 da FIA. Um sorteio definiria por quais equipes estes pilotos disputariam as primeiras dez corridas do ano. Para as demais etapas do certame, o líder da classificação poderia escolher quais times desejaria defender nas sete etapas finais. A ordem de participação por estes times também seria definida por sorteio.

Quatro classificatórias

Ao invés da sessão única com 1 hora de duração atualmente realizada aos sábados, as sessões classificatórias para cada uma das corridas do certame passariam a ser quatro: duas às sextas-feiras, e as demais no sábado. As posições nos grids seriam determinadas a partir da somatória dos tempos das quatro sessões.

Pneus

Os fabricantes de pneus forneceriam dois tipos de compostos para cada equipe, mas estariam liberados para desenvolver tipos específicos para cada time. Ao ver da FIA, este procedimento faria com que cada time pudesse ter pneus adequados a seus próprios carros.

Lastro

A já bastante discutida proposta de adição de lastro aos carros, faria com que um quilo de peso extra fosse adicionado ao bólido a cada ponto alcançado pela vitória numa corrida.

Testes
Haveriam restrições à realização de testes nas pistas que recebem o ?circo?, e cada time passaria a ter direito a apenas 12 sessões de ensaio entre os meses de fevereiro e novembro.

Motores

A partir do próximo ano, cada piloto poderia usar um único motor por corrida. Já a partir de 2004, o mesmo motor teria de ser usado por 4 provas, enquanto a regulamentação para 2005 prevê o uso de um propulsor para 8 provas.

No caso da necessidade de troca de um propulsor, o piloto do carro que teve a unidade substituída perderia dez posições no grid.

Caixa de câmbio

As caixas de câmbio também teriam de ter sua vida útil aumentada, sendo que o número de corridas que cada uma teria de durar será definido posteriormente pela FIA.

Restrições aerodinâmicas

Antes do início da temporada, dois jogos de pacotes aerodinâmicos seriam homologados, e apenas uma alteração poderia ser realizada, na metade do campeonato.

Componentes comuns

Todas as equipes teriam de usar o mesmo pacote de Unidades Eletrônicas de Controle.

Formuladas, as propostas de alterações regulamentares serão discutidas pelo Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo na reunião do próximo dia 28 de outubro.

Com certeza Suzuka será transformado num grande fórum de debates.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 25/08 - Bernoldi será test-driver da BAR
 25/08 - Uma quarta-feira para entrar para a história do Sul-americano
 25/08 - Spa-Francorchamps: um ?circuito especial? para Michael
 25/08 - Fórmula Indy visitará o oval de Nazareth pela última vez
 24/08 - Pouca movimentação dos rankings no final de semana
 24/08 - Kleinubing ganhou mas não levou em Road America
 24/08 - Senna não terminou uma, e foi o 16º na outra prova
 24/08 - McDowell venceu de novo. Mattos voltou ao pódio na F-Mazda
 24/08 - Obras impedem prova da Brascar em Interlagos
 24/08 - Brasil faturou o bi no Mundial do Billand Challenge
 24/08 - Vasser vai quebrar um recorde em Montreal
 24/08 - Minardi confirma teste com pilotos australianos
 23/08 - Para onde vai o dinheiro da Red Bull em 2005?
 23/08 - Klien precisará mostrar serviço em duas corridas
 23/08 - Caso de fraude agita a V8 Supercars Australiana
 23/08 - Copa Clio também integra negociações entre PPD e VICAR
 23/08 - Scaglione convoca pilotos da Stock para reunião em Londrina
 23/08 - Lehto e Werner faturaram o título da American Le Mans Series
 23/08 - Biffle venceu pela segunda vez na NASCAR Nextel Cup
 22/08 - Resta venceu as duas em Brands Hatch; Conway levou o título

... 431 432 433 434 435 436 437 438 439 440 441 442 443 444 445 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados