Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 22/08 - (Quase) tudo pronto para eventos conjuntos das F-3 e Renault
 22/08 - Kanaan voltou a abrir vantagem na liderança
 22/08 - Dario Franchitti deu a volta por cima em Pikes Peak
 22/08 - Duda venceu em Fortaleza e assumiu a liderança na Pick-Up Racing
 22/08 - Chesson venceu a terceira seguida na Infiniti Pro Series
 22/08 - Beto Monteiro venceu a disputa em Londrina
 22/08 - Serra voltou a vencer em Jacarepaguá
 22/08 - Coréia não será mais a sede da última prova do ano
 22/08 - Bauer venceu, e Elias Júnior é o novo líder da Clio
 22/08 - Loeb voltou a vencer na Alemanha
 22/08 - Monteiro comandou o Warm Up em Londrina
 22/08 - Salustiano dominou o Warm Up em Jacarepaguá
 22/08 - Bauer terminou na frente o treino de aquecimento da Clio
 22/08 - Filho de Viviane Senna está estreando na F-BMW Inglesa
 21/08 - Loeb segue na frente. Sainz perde a posição para Duval
 21/08 - Chuva ajudou nova pole de Tony Kanaan em Pikes Peak
 21/08 - Beto Monteiro vai largar na frente em Londrina
 21/08 - Na Pick-Up Racing, "pole position" é sinônimo de Nelson Bazzo
 21/08 - Simmons superou Medeiros na classificatória da IPS
 21/08 - Simmons foi o melhor. Medeiros foi o segundo na IPS

... 432 433 434 435 436 437 438 439 440 441 442 443 444 445 446 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados