Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 01/02 - Resultado da categoria "P" em Daytona
 27/01 - Todos os vencedores das 24 Horas de Daytona
 17/05 - Nem costela quebrada atrapalhou ritmo de Albiero
 11/02 - Albiero ansioso para retornar às pistas norte-americanas
 09/09 - Coluna do Borracha: Hamilton renova a esperança
 07/09 - Coluna do Borracha: Hamilton vence na Itália
 01/09 - Coluna do Borracha: Acabou o campeonato em modo Power On
 25/08 - Coluna do Borracha: Falta pouco para acabar com a alegria
 19/08 - Coluna do Borracha: Sobrou para a Tcheca
 17/08 - Power foi o nome da corrida de Milwaukee
 13/08 - Coluna do Borracha: A contagem regressiva
 04/08 - Coluna do Borracha: O fator Dixon
 03/08 - Dixon: da largada do fim do grid à vitória em Mid-Ohio
 29/07 - Coluna do Borracha: O sorriso diante das carrancas
 22/07 - Coluna do Borracha: Os gregos do século XXI
 20/07 - Conway venceu, e Kanaan foi ao pódio na segunda corrida em Toronto
 20/07 - Indy Light: Baron ganhou e Razia ficou fora da disputa em Toronto
 20/07 - Resultado da Indy Light no Canadá
 20/07 - Os números da Indy Light
 20/07 - Resultado do GP da Alemanha

... 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados