Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Carros iguais e muita disputa entre as mulheres na Ford Fiesta
Terça-feira, 14 de Agosto de 2001
 
As mulheres estão nas pistas com o Campeonato Brasileiro de Ford Fiesta Feminino. Idealizado por Maria Helena Fittipaldi, presidente da Ampacom (Associação das Mulheres Pilotos de Automobilismo de Competição), e apoiado pela Ford Brasil, a competição vem conseguindo preencher os 16 lugares no grid com facilidade. Tudo isso porque os modelos Fiesta foram modificados para se tornarem mais competitivos, mas conservando as principais características dos modelos de rua.

Os 16 modelos Fiesta colocados à disposição da organização do Campeonato Brasileiro passaram por modificações. O responsável pelo desenvolvimento, preparação e manutenção dos carros é o Centro Pilotagem Roberto Manzini, de São Paulo. Na sexta-feira, um dos instrutores do Centro de Pilotagem, o André Bragantini ou o Giuliano Losacco, acerta o protótipo e passa os acertos para os 16 carros, que ainda serão sorteados entre as pilotos. Essa medida visa a redução de custos e torna a categoria ainda mais equilibrada e emocionante para os espectadores. "Esta é a primeira vez no Brasil que os carros são sorteados para as provas", explica Beto Manzini. "Já aconteceu isso em provas promocionais, mas nunca em um campeonato inteiro."

O motor do Fiesta de competição é o Zetec Rocam 1.6, o mesmo utilizado no modelo vendido nas concessionárias. Mas a diferença está na potência, que passou de 95 cavalos para 105 cv a 6 mil rpm. O aumento na potência foi conseguido por meio do mapeamento do módulo de gerenciamento efetuado pelo Campo de Provas Ford, em Tatuí ? SP, e Visteon eletrônica que acompanha todas as etapas efetuando check no local.

Outra modificação interessante, para deixar o carro com cara de competição, foi feita do tubo primário do escapamento para trás, mas o coletor de escape original foi mantido. Assim o motor deixa as características silenciosas do modelo de rua para um barulho de competição mesmo. "Redimensionamos o escapamento do Fiesta. O barulho não chega a ser tão alto quanto os outros carros de competição, mas é bem mais barulhento que os modelos de rua. Apesar disso, usamos um abafador para reduzir os níveis de decibéis", explica Manzini.

As mudanças no carro agradaram as competidoras. "Todo mundo está andando muito junto. Os carros estão bem equilibrados. Faltava uma categoria como essa para as mulheres", diz a pernambucana Danuza Moura, de 21 anos, vencedora da segunda etapa, em Caruaru. "Temos de ressaltar o grande trabalho que a Maria Helena, o Roberto Manzini e a Ford estão fazendo para deixar a categoria equilibrada e atraente", explica a piloto que também corre no Brasileiro da Stock Light.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 20/08 - Nascimento Júnior foi o melhor da Clio em Jacarepaguá
 20/08 - Hellmeister liderou o primeiro treino no Rio
 19/08 - Villeneuve visitou a sede da Sauber
 19/08 - Veja a programação para a rodada carioca
 19/08 - Renault gostou da promoção, e "GP Fama" vai voltar a acontecer
 19/08 - Promessa é de bons "pegas"na rodada carioca da Copa Clio
 19/08 - F-Renault terá "tira-teima" no traçado carioca
 19/08 - Os Brutos vão correr em Londrina
 19/08 - Liuzzi pode estar a caminho do "circo"
 18/08 - Christian Fittipaldi vai participar das últimas provas da Grand-Am
 17/08 - Ralf Schumacher pode voltar a pilotar no final do mês
 17/08 - Ferrari nem pensa em debruçar-se sobre os louros
 16/08 - Würz pode trocar de equipe para voltar a correr
 16/08 - Tarumã sediou o prosseguimento dos certames Gaúchos
 16/08 - Tony Stewart venceu um adversário diferente em Glen
 16/08 - LMES: Audi completou a festa no pódio em Silverstone
 15/08 - Saiba como estão os números do Placar Brasil
 15/08 - Honda faturou o título de motores na temporada
 15/08 - Confira os números da Fórmula 1
 15/08 - Michael encabeçou "1-2", e a Ferrari faturou o sexto título consecutivo

... 434 435 436 437 438 439 440 441 442 443 444 445 446 447 448 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados