Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/08 - Nascimento Júnior foi o melhor da Clio em Jacarepaguá
 20/08 - Hellmeister liderou o primeiro treino no Rio
 19/08 - Villeneuve visitou a sede da Sauber
 19/08 - Veja a programação para a rodada carioca
 19/08 - Renault gostou da promoção, e "GP Fama" vai voltar a acontecer
 19/08 - Promessa é de bons "pegas"na rodada carioca da Copa Clio
 19/08 - F-Renault terá "tira-teima" no traçado carioca
 19/08 - Os Brutos vão correr em Londrina
 19/08 - Liuzzi pode estar a caminho do "circo"
 18/08 - Christian Fittipaldi vai participar das últimas provas da Grand-Am
 17/08 - Ralf Schumacher pode voltar a pilotar no final do mês
 17/08 - Ferrari nem pensa em debruçar-se sobre os louros
 16/08 - Würz pode trocar de equipe para voltar a correr
 16/08 - Tarumã sediou o prosseguimento dos certames Gaúchos
 16/08 - Tony Stewart venceu um adversário diferente em Glen
 16/08 - LMES: Audi completou a festa no pódio em Silverstone
 15/08 - Saiba como estão os números do Placar Brasil
 15/08 - Honda faturou o título de motores na temporada
 15/08 - Confira os números da Fórmula 1
 15/08 - Michael encabeçou "1-2", e a Ferrari faturou o sexto título consecutivo

... 434 435 436 437 438 439 440 441 442 443 444 445 446 447 448 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados