Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/08 - Dominguez liderou primeiro treino em Denver
 13/08 - Sai Sperafico, entra Philippe na Conquest Racing
 13/08 - Liuzzi conquistou a sétima pole da temporada
 13/08 - Cancelada a edição deste ano da 24 Horas de Bathurst
 13/08 - Nelsinho Piquet conquistou mais uma pole em Silverstone
 13/08 - Williams usará um "novo velho" bico na prova húngara
 13/08 - Raikkkonen foi o mais veloz da sexta-feira na Hungria
 13/08 - Domínio da Ferrari em solo húngaro
 13/08 - Piquet garantiu mais uma pole position na F3 Britânica
 12/08 - Michelin quer repetir o êxito da última temporada
 11/08 - Trulli correrá pela Toyota, afirma site
 11/08 - Petrov assinou com a Euronova Racing
 10/08 - Rally do Café retoma a emoção do Brasileiro de Cross Country
 10/08 - Novela Jenson Button ainda está longe de terminar
 09/08 - Arquibancada despenca, e 70 ficam feridos em Erechim
 09/08 - Filho de Michael Andretti faturou o título da Fórmula Dodge
 09/08 - Hermann venceu a etapa carioca do Trofeo Maserati
 09/08 - Londrina vai receber a oitava etapa da Stock Car V8
 09/08 - Weaver/Leitzinger acabaram com a hegemonia do R8 na ALMS
 09/08 - TC2000: Desclassificação deu (mais uma) vitória a Ledesma

... 436 437 438 439 440 441 442 443 444 445 446 447 448 449 450 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados