Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
A temporada 2005 em números
Terça-feira, 10 de Janeiro de 2006
 


A Fórmula 1 é o mundo dos superlativos. Tudo na categoria é o máximo que se tem notícia no esporte: da velocidade de deslocamento do pistão dos motores Renault à pressão gerada internamente no propulsor ? algo que supera incríveis 100 toneladas por metro quadrado. Adicione-se a isso as estatísticas dos bastidores dos dois títulos conquistados pela equipe francesa, e tem-se então um panorama numérico impressionante sobre a principal categoria do mundo. Confira:

0,06 - É o incrivelmente baixo coeficiente de fricção dos lubrificantes da transmissão do modelo Renault R25 de F1. Este número é 20 vezes mais baixo do que o encontrado em um carro de rua.

0,3 - É tempo estimado (em segundos) que a carga de 10 quilos de combustível extras podem adicionar à volta de um carro em um autódromo.

7 - Quantidade de pole positions obtidas pela Renault F1 Team em 2005: Austrália, Malásia, Bahrein, França, Inglaterra, Brasil e China. É também o número de corridas vencidas por Fernando Alonso: Malásia, Bahrein, San Marino, Europa, França, Alemanha e China.

9 - Peso, em quilos, do combustível bombeado para o tanque do carro por segundo em uma parada de box.

18 - Número de pódios conquistados pela Renault F1 Team em 19 corridas.

70 - Quantidade em litros, aproximada, de combustível Elf consumido pelo R25 a cada 100 km.

100 - Pressão, em toneladas por metro quadrado, em certas partes do motor RS25, como no sistema de distribuição.

105 - Número de vitórias em GPs obtidas por carros equipados com motores Renault.

130 - Nível de ruído, em decibéis, do motor RS25 a plena aceleração.

133 - Quantidade de pontos marcados por Fernando Alonso em 2005. Com a exceção de Michael Schumacher (2002 e 2004, com 144 e 148 pontos), nenhum outro piloto pontuou tanto em uma temporada.

147 - Número de pole positions conquistadas pelos motores Renault na F1 desde 1977.

191 - Total de pontos marcados pela equipe Renault F1 Team em 2005. Nenhuma equipe obteve tantos, com exceção da Ferrari (em 2002 e 2004).

192 - Quantidade de Grandes Prêmios nos quais carros equipados com motor Renault participaram ? desde o GP da Inglaterra de 1977 ao da China, em 2005.

200 - Total de famílias químicas (moléculas) no combustível especialmente formulado para queima no motor RS25, possibilitando um significativo ganho de potência.

280 - Número de pódios obtidos por um motor Renault desde 1977.

452 - Quantidade de voltas na liderança completadas pela equipe Renault F1 Team em 2005.

600 - Um pistão vai de 0 a 37 metros por segundo 600 vezes quando o motor está sob plena aceleração. Nestas condições, a espessura do óleo entre certas peças é de apenas vários milhares de um mícron (0,1 mm), e a pressão pode superar um GigaPascal (100 toneladas por metro quadrado).

2.500 - Quantidade média de mudanças de marcha executadas durante um GP.

9.200 - Número de quilômetros liderados por carros totalmente fabricados pela Renault desde 1977.

9.700 - Distância total em quilômetros completada pela Renault F1 Team nas corridas de 2005.

16.650 - Total de voltas em corridas completadas por carros totalmente fabricados pela Renault desde 1977.

19.000 - Giros do motor superados pela unidade RS25 durante o GP de Xangai (China).

79.000 - Quilometragem completada por carros totalmente fabricados pela Renault em condições de corrida desde o GP da Inglaterra de 1977 ? ou duas vezes a volta ao globo terrestre.

259.000 - Distância total completada por motores oficiais Renault desde que a marca chegou à Fórmula 1 ? ou o equivalente a 6,5 voltas pelo globo terrestre.

Texto: Assessoria Renault
 
Décio Ribeiro
 
» Leia também

 08/08 - Bourdais saiu de Elkhart Lake ainda mais líder
 08/08 - Uma vitória estratégia de Alex Tagliani em Elkhart Lake
 08/08 - Argentino fez "barba, cabelo e bigode" em Mid-Ohio
 08/08 - Pilotos terão 15 segundos a mais de potência em Elkhart Lake
 08/08 - Martinez e Macedo/Serata chegaram na frente pela Aldee Spyder
 08/08 - Brasileiros comentam participação no Marlboro Masters
 08/08 - Carreira e Navarro venceram na reestréia do Brasileiro
 08/08 - Di Resta e Barber venceram em Knockhill; Sondermann foi ao pódio
 08/08 - Kristensen vence e Ekström amplia vantagem no DTM
 08/08 - Merlo ganhou pela F-São Paulo
 08/08 - Kovalainen encerrou um final de semana perfeito em Lausitz
 08/08 - Nada mudou na liderança do Campeonato Mundial de Rali
 08/08 - Marcus Grönholm acabou com jejum e venceu o Rali da Finlândia
 08/08 - Vettel voltou a vencer em Oschersleben; Abreu chegou em 2º
 08/08 - Prémat foi o vencedor do Marlboro Masters de F3
 08/08 - Kovalainen venceu a primeira em Lausitz; Bernoldi foi o 2º
 07/08 - Sarmento e Sanchez venceram pela Força Livre
 07/08 - Marcus Grönholm segue comandando o Rali da Finlândia
 07/08 - Sebastien Bourdais faturou mais uma pole position
 07/08 - Domínio francês no grid do Marlboro Masters de Zandvoort

... 437 438 439 440 441 442 443 444 445 446 447 448 449 450 451 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados