Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mário Haberfeld treinou com a Walker em Firebird
Quarta-feira, 25 de Setembro de 2002
 
Bastou um dia para que o brasileiro Mario Haberfeld admita a possibilidade de se transferir para o automobilismo norte-americano. Mesmo sem conhecer o circuito de Firebird, um sinuoso traçado no Arizona, o piloto de São Paulo pôde comparar o Reynard-Toyota com o Lola-Zytek que usou na última edição do Campeonato Internacional de Fórmula 3000. E não esconde sua preferência pelo carro da equipe Walker, pela qual o atual bicampeão Gil de Ferran correu até se transferir para a Penske, onde venceu os dois últimos campeonatos da categoria.

?Dei mais de 120 voltas e já tenho uma idéia clara das diferenças entre os dois tipos de carro. Sem contar a diferença de potência, já que o motor Toyota tem praticamente o dobro do Zytek da F-3000, o câmbio e os freios são muito mais eficientes. Em compensação, o desgaste dos pneus é muito maior, mesmo sendo feitos com compostos bem mais duros. Foi apenas o meu primeiro teste e achei que foi muito positivo. Os engenheiros me pediram para verificar as regulagens dos amortecedores e o funcionamento de umas asas novas, acertos diferentes de suspensões e principalmente algumas mudanças feitas na carroceria para melhorar a refrigeração para a corrida do México, que deve ser debaixo de um calor brutal, igual ao que estava fazendo aqui", relatou Haberfeld.

Além do escocês Derrick Walker, estava presente o engenheiro Steve Newey, ambos com passagens pela Fórmula 1. Walker trabalhou na Brabham no início dos anos 70 e Newey na Arrows no final dos anos 80. Walker, que também já teve Christian Fittipaldi em sua equipe, comparou Haberfeld a de Ferran: "Os dois têm o mesmo estilo suave de pilotar". Para Newey, o que mais chamou atenção foi o detalhamento e a qualidade das informações: "Ele acusou todas as mudanças que fizemos e ainda sugeriu algumas que já estavam nos nossos planos. Pelo que vi neste primeiro contato, Mario já está pronto para passar para os carros de alta potência", comentou.

O piloto brasileiro também ficou muito satisfeito. "Gostei muito e já estou pensando em correr na F-Mundial no ano que vem com essa mesma equipe. Todos aqui são muito experientes e tudo que os engenheiros quiseram experimentar deu certo. Ainda tenho um dia de teste e vou tentar melhorar meus tempos. O Tora Takagi virou 47s1 aqui em março, eu fiz 49 duro. O Derrick e o Steve disseram que a diferença foi porque usei um motor mais fraco, os pneus eram bem mais duros e o dia estava muito mais quente. Pela telemetria, o Tora só foi mais rápido que eu em uma curva. A grande diferença foi na reta, onde a menor potência me fez tomar um tempão", finalizou Haberfeld.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 07/08 - Domínio francês no grid do Marlboro Masters de Zandvoort
 07/08 - World Series: Kovalainen faturou duas pole em Laustiz
 07/08 - Furrier conquistou a vitória na prova dos Antigos
 07/08 - Souza Ramos ganhou a corrida da Classic
 07/08 - Tomczyk vai comandar o grid em Oschersleben
 07/08 - Vettel venceu mais uma na F-BMW Alemã; Abreu foi o 3º
 07/08 - Sondermann e Barber largarão na frente em Knockhill
 06/08 - Grönholm terminou na frente primeiro dia na Finlândia
 06/08 - Pole provisória norte-americana em Elkhart Lake
 06/08 - Veja os inscritos por Marcas
 06/08 - Newman-Haas comandou o primeiro treino em Elkhart Lake
 05/08 - Contratação de Button frustra chances de Pizzonia
 05/08 - Richards vai entrar na Justiça contra Williams e Button
 05/08 - Williams surpreende e anuncia contratação de Button
 05/08 - Gol "Tomahawk" será um dos destaques em Interlagos
 05/08 - Carpentier diz que não continuará na Forsythe
 05/08 - Carros da Fórmula 3000 Internacional não ficarão órfãos
 05/08 - Volta de Ralf Schumacher ainda não acontecerá na Hungria
 05/08 - Zonta substituirá Da Matta no GP da Hungria
 04/08 - Moreno tem projeto para correr na Stock Car em 2005

... 438 439 440 441 442 443 444 445 446 447 448 449 450 451 452 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados