Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
De American Racing Series a Indy Lights: 16 anos de história
Segunda-feira, 10 de Setembro de 2001
 
A Indy Lights surgiu em 1986 com o nome de American Racing Series (ARS) e foi criada pelo grupo formado por ?Pat? Patrick, lendário dono de equipe, Ralph Sanchez, promotor de corridas, e John Frasco, ex-presidente da CART. O único presidente da categoria foi o inglês naturalizado norte-americano Roger Bailey.

Entre os anos de 1986 e 1992, a ARS usava chassis Wildcat/March 85B, adaptados do Campeonato Europeu de Fórmula 3000, com um motor Buick V6 de 4.2 litros. Em 1991, a categoria passou a ser conhecida como Indy Lights, mesmo ano em que a Bridgestone/Firestone tornou-se patrocinadora principal do evento.

O ano de 1993 marcou a estréia do Lola T92/20, também uma adaptação dos chassis usado nos campeonatos europeus. Em 1997 aconteceu um importante passo para o desenvolvimento da categoria. A Lola desenvolveu o T97/20 exclusivamente para a Indy Lights, melhorando o desempenho em circuitos ovais.

Em 1998, a Firestone passou os direitos da categoria para sua subdivisão, a Dayton, que permaneceu até esta temporada. Nesse mesmo ano, a Championship Auto Racing Teams comprou os direitos da categoria e foi onde começou o seu declínio, pois também passou a organizar a Fórmula Atlantic, categoria de nível semelhante ao da Indy Lights.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 25/07 - Conway encerrou um final de semana perfeito em Croft
 25/07 - Conill tem dez pontos de vantagem
 25/07 - Rene Bauer venceu a boa prova da Clio em Vitória
 25/07 - Prova começou e terminou complicada para Barrichello
 25/07 - A Ferrari, cada vez mais distante da concorrência
 25/07 - Alemão já tem 36 pontos de vantagem
 25/07 - Schumacher levou os alemães ao delírio
 25/07 - Na F-Renault, André Souza foi o melhor no aquecimento
 25/07 - Bauer foi o mais rápido no aquecimento da Clio
 25/07 - Mike Conway venceu a primeira em Croft
 25/07 - Kobayashi desencanta e vence mais uma em Missano
 24/07 - Kleinubing deu a volta por cima, e venceu em Portland
 24/07 - Ninguém tirou a pole position de Paul Tracy em Vancouver
 24/07 - Chuva atrapalha classificatória e René Bauer vai largar na frente
 24/07 - Honda dá o troco e Meira garante a primeira pole do ano
 24/07 - Conway marcou duas poles em Oulton Park
 24/07 - Alexandre Foizer sairá na frente em Vitória
 24/07 - Bourdais foi o mais rápido no último treino em Vancouver
 24/07 - Outro japonês venceu na F-Renault Italiana
 24/07 - Elias Nascimento Jr foi o melhor no segundo treino em Vitória

... 443 444 445 446 447 448 449 450 451 452 453 454 455 456 457 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados