Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 25/07 - Conway encerrou um final de semana perfeito em Croft
 25/07 - Conill tem dez pontos de vantagem
 25/07 - Rene Bauer venceu a boa prova da Clio em Vitória
 25/07 - Prova começou e terminou complicada para Barrichello
 25/07 - A Ferrari, cada vez mais distante da concorrência
 25/07 - Alemão já tem 36 pontos de vantagem
 25/07 - Schumacher levou os alemães ao delírio
 25/07 - Na F-Renault, André Souza foi o melhor no aquecimento
 25/07 - Bauer foi o mais rápido no aquecimento da Clio
 25/07 - Mike Conway venceu a primeira em Croft
 25/07 - Kobayashi desencanta e vence mais uma em Missano
 24/07 - Kleinubing deu a volta por cima, e venceu em Portland
 24/07 - Ninguém tirou a pole position de Paul Tracy em Vancouver
 24/07 - Chuva atrapalha classificatória e René Bauer vai largar na frente
 24/07 - Honda dá o troco e Meira garante a primeira pole do ano
 24/07 - Conway marcou duas poles em Oulton Park
 24/07 - Alexandre Foizer sairá na frente em Vitória
 24/07 - Bourdais foi o mais rápido no último treino em Vancouver
 24/07 - Outro japonês venceu na F-Renault Italiana
 24/07 - Elias Nascimento Jr foi o melhor no segundo treino em Vitória

... 443 444 445 446 447 448 449 450 451 452 453 454 455 456 457 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados