Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria adotará novo dispositivo de avaliação de pilotos
Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2002
 
Até o ano passado, o regulamento era simples: um piloto que viesse a sofrer algum acidente, por exemplo nos treinos da sexta-feira, era colocado em repouso, sendo impedido pelos médicos de participar da corrida do domingo.

Este procedimento corriqueiro, tende a desaparecer a partir desta temporada da Fórmula CART/FedEx, categoria que adotará pioneiramente no automobilismo o uso do sistema "ImPACT", que vem sendo desenvolvido desde 1990 pelo Doutor Mark Lovell, e já foi exaustivamente testado em esportes como o Futebol Americano e o Hockey.

Em linhas gerais, o invento do Doutor Lovell - chefe do Departamento de Medicina Esportiva da Universidade de Pittsburgh -, é um software capaz de operar num simples Laptop, oferecendo uma avaliação real das condições físicas do piloto acidentado, em especial nos casos em que tenha havido impacto da cabeça.

Quem explica é o Doutor Steve Olvey, Médico-chefe da CART: "Era comum um piloto afirmar que não sentia nada, já que a participação na corrida significa seu meio de vida, a garantia de recebimento do contracheque. Nós, porém, não tínhamos como avaliar cientificamente até onde as boas condições alegadas eram reais, o que muda com a adoção do ImPACT", disse.

O sistema "ImPACT" testa em segundos a acuidade visual do piloto, e suas reações a determinados estímulos, "o que nos deixa tranqüilos para o liberarmos para correr", conclui o Doutor Olvey.

O sistema já estará sendo usado na corrida no circuito de Monterrey, no México, onde no próximo dia 10 de março será realizada a primeira das 19 provas previstas pelo calendário 2002 da F-CART/FedEx.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/07 - Primeiro treino de surpresas no circuito de Milwaukee
 23/07 - Vitantonio Liuzzi vai largar na frente em Hockenheim
 23/07 - Medeiros comandou o primeiro treino em Milwaukee
 23/07 - Honda continuará com a BAR até 2007
 23/07 - Tudo voltou ao normal no segundo treino em Hockenheim
 23/07 - Davidson superou Schumacher e Raikkonen no primeiro treino
 22/07 - Categoria fará um treino coletivo em Las Vegas
 22/07 - Copa Clio: Carlos Dantas animado para corrida em Vitória
 22/07 - Memo Gidley continuará com a Rocketsports em Vancouver
 22/07 - Carro que será usado na F-GP2 andou em Magny-Cours
 21/07 - Jaime Melo Jr recupera vitória conquistada em Donington
 21/07 - Mais exigência de potência, mas sem uma unidade especial
 21/07 - James Thompson recebe novo convite da Alfa Romeo
 21/07 - Peugeot confirma mais um carro no Europeu de Turismo
 21/07 - Mudança no calendário da F-Renault Norte-americana
 20/07 - Champ Car não entra em leilão e Portland vai receber a IRL
 20/07 - Herdez vai tirar a grana, mas equipe continua
 20/07 - Toyota vai com o TF104B em Hockenheim
 20/07 - Chegou ao fim nova tentativa de reaproximar CART e IRL
 20/07 - Primeiro teste em circuito misto acontecerá em setembro

... 445 446 447 448 449 450 451 452 453 454 455 456 457 458 459 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados