Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
FIA anunciou um ?pacotão? para conter os custos
Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2003
 
A Federação internacional de Automobilismo anunciou nesta quarta-feira um pacote contendo uma série de medidas tanto para tentar resgatar a competitividade quanto, e principalmente, para diminuir os gastos astronômicos das equipes de Fórmula 1.

Das medidas anunciadas, algumas entram em vigor já para o campeonato 2003, que vai começar no próximo dia 9 de março na Austrália, e outras podem ser adotadas ao longo do certame, ou, ainda, no começo do ano que vem.

As medidas que vão valer já para o certame 2003 são:

- A proibição do uso de telemetria, dispositivo que permitia que os técnicos regulassem o carro durante uma corrida, através de radiofreqüência;

- O veto ao uso da comunicação por rádio entre o piloto e os boxes e vice-versa.

- A proibição do uso de carros reserva (limitando cada time a ter um carro para cada piloto);

- A obrigatoriedade de recolher os carros ao parque fechado após a classificatória, depois do que fica proibida a realização de qualquer ajuste, salvo com autorização, e sob a supervisão dos Comissários.

Uma medida que pode ser implementada ainda ao longo deste ano, mas que pode ainda ser adiada para vigorar a partir de 2004 prevê a proibição do uso de dispositivos eletrônicos de controle de largada e de tração.

Em 2004 a FIA quer ir mais longe, prevendo que todos os times usem componentes padronizados, usando ainda sistemas de freios convencionais.

Há ainda a manifestação da intenção de adotar uma única marca de motores para todas as equipes, na linha do que vai acontecer a partir deste ano na Fórmula CART.

As decisões foram comunicadas numa reunião que os chefes de todos os times tiveram com o presidente da Federação Internacional Max Mosley no Aeroporto Heathrow, na Inglaterra.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/07 - Primeiro treino de surpresas no circuito de Milwaukee
 23/07 - Vitantonio Liuzzi vai largar na frente em Hockenheim
 23/07 - Medeiros comandou o primeiro treino em Milwaukee
 23/07 - Honda continuará com a BAR até 2007
 23/07 - Tudo voltou ao normal no segundo treino em Hockenheim
 23/07 - Davidson superou Schumacher e Raikkonen no primeiro treino
 22/07 - Categoria fará um treino coletivo em Las Vegas
 22/07 - Copa Clio: Carlos Dantas animado para corrida em Vitória
 22/07 - Memo Gidley continuará com a Rocketsports em Vancouver
 22/07 - Carro que será usado na F-GP2 andou em Magny-Cours
 21/07 - Jaime Melo Jr recupera vitória conquistada em Donington
 21/07 - Mais exigência de potência, mas sem uma unidade especial
 21/07 - James Thompson recebe novo convite da Alfa Romeo
 21/07 - Peugeot confirma mais um carro no Europeu de Turismo
 21/07 - Mudança no calendário da F-Renault Norte-americana
 20/07 - Champ Car não entra em leilão e Portland vai receber a IRL
 20/07 - Herdez vai tirar a grana, mas equipe continua
 20/07 - Toyota vai com o TF104B em Hockenheim
 20/07 - Chegou ao fim nova tentativa de reaproximar CART e IRL
 20/07 - Primeiro teste em circuito misto acontecerá em setembro

... 445 446 447 448 449 450 451 452 453 454 455 456 457 458 459 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados