Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 16/07 - Pizzonia vai defender a Williams no GP da Alemanha
 16/07 - Rali da Argentina começou com Grönholm na frente
 16/07 - Totti dominou os treinos em Campo Grande
 16/07 - Buddy Rice faturou mais uma pole position
 16/07 - Na Infiniti Pro Series, mais uma vez a pole é brasileira
 16/07 - Salustiano pegou dicas com Landi e Carreira
 16/07 - Macau encerrará o Mundial de Turismo em 2005
 16/07 - Tuka Rocha troca de equipe na rodada belga
 16/07 - Lazier vai defender a Patrick Racing em Nashville
 15/07 - Penske quer acabar com o domínio da Honda em Nashville
 14/07 - Na Inglaterra, Raikkonen andou com o MP4/19B
 14/07 - Barrichello foi o melhor no segundo dia em Jerez
 14/07 - Campeão de rali vai testar um Stock Car em Interlagos
 14/07 - Aston Martin apresenta carro que marcará seu retorno às pistas
 14/07 - Família Piquet está de olho na Fórmula GP2
 13/07 - Zé Augusto chegou na frente pela Copa Fusca
 13/07 - Pimenta chegou duas vezes na frente pelo Marcas e Pilotos
 13/07 - Merlo voltou a vencer pela F-São Paulo
 13/07 - RPM e Renault divulgam planos para a nova "World Series"
 13/07 - Ricardo Zonta comandou os treinos coletivos em Jerez

... 447 448 449 450 451 452 453 454 455 456 457 458 459 460 461 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados