Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2003
 
O Campeonato Brasileiro de Marcas, sucesso que durou de 1983 a 1994, e que teve seu auge na segunda temporada, quando a média de carros alinhados foi de 60, vai voltar a ser disputado em 2004.

A Confederação Brasileira de Automobilismo será a responsável pelo renascimento do certame que inicialmente terá uma categoria voltada aos carros 1.6 ?que já disputam os diversos campeonatos de Turismo N espalhados pelo país?, lembra o Presidente Paulo Scaglione, que salienta que, após, será criada uma divisão destinada aos veículos com propulsores de 2 litros.

No retorno do campeonato ao cenário brasileiro, a idéia é de que as corridas tenham transmissões pela TV, para o que a CBA inclusive já iniciou conversas com potenciais patrocinadores. ?Nossa idéia é termos um parceiro que arque com os custos apenas da transmissão por TV?, conta Scaglione.

Um passeio pela história da categoria

Sucesso é a palavra que melhor define especialmente os primeiros anos dos 11 em que o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi disputado, um tempo em que as competições mobilizavam pilotos e preparadores literalmente de Norte a Sul do país.

A história do Campeonato começou em 1983, quando o mineiro Toninho da Matta (pai do atual piloto da equipe Toyota de Fórmula 1 Cristiano da Matta) sagrou-se o melhor depois das seis corridas válidas pelo campeonato que disputou a bordo de um modelo 147 da Fiat.

As 8 provas da temporada de 1984 marcaram o auge da categoria, com 60 carros por corrida, em média, num certame que começou com a ?6 Horas? ? que teve 69 carros alinhados -, e terminou depois da ?12 Horas de Interlagos?, uma corrida que contou com a participação de 59 veículos, e depois da qual a dupla formada pelo carioca Jayme Figueiredo e pelo paulista Xandy Negrão festejou o título, correndo com um modelo Voyage da Volkswagen.

Já sem o apelo inicial, uma vez que muitos desentendimentos aconteceram principalmente por questões ligadas aos regulamentos, o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi perdendo força, tendo uma temporada bastante fraca em 1993, e terminando depois das 8 corridas disputadas em 1994.

A partir de agora, exceto nos finais de semana, você vai acompanhar conosco cada uma das temporadas válidas pelo Brasileiro de Marcas e Pilotos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/07 - Schumacher atingiu os 100 pontos
 11/07 - Michael chega a ?10 X 80?!
 10/07 - Terminou a 12ª edição do Rali dos Sertões
 10/07 - Canadense faturou a pole em Toronto; Jader David sairá em 2º
 10/07 - Bourdais vai comandar o grid de largada em Toronto
 10/07 - Liuzzi soma oito pontos a mais que Toccacelo
 10/07 - Vitantonio Liuzzi mantém rotina de vitórias na Fórmula 3000
 10/07 - Punido, Panis largará no final do grid
 10/07 - Paul Tracy de novo na frente nas ruas de Toronto
 10/07 - Pole é a de número 3 na carreira de Raikkonen
 10/07 - Raikkonen largará na pole position em Silverstone
 10/07 - Veja a ordem de entrada na pista
 10/07 - Button liderou a pré. Massa veio a seguir
 10/07 - Morre o Diretor Desportivo da Minardi
 10/07 - Raikkonen e Button: duas vezes no topo
 09/07 - Brazuca conquistou um título na ?velha? Renault Mégane
 09/07 - Bourdais perdeu a pole provisória para Tracy por 0s003
 09/07 - Gentilozzi dispensa Philippe e chama Gidley
 09/07 - Nenhuma surpresa no grid da F-3000; Liuzzi faturou a pole
 09/07 - Renault cria uma nova categoria com o Mégane

... 449 450 451 452 453 454 455 456 457 458 459 460 461 462 463 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados