Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/07 - Schumacher atingiu os 100 pontos
 11/07 - Michael chega a ?10 X 80?!
 10/07 - Terminou a 12ª edição do Rali dos Sertões
 10/07 - Canadense faturou a pole em Toronto; Jader David sairá em 2º
 10/07 - Bourdais vai comandar o grid de largada em Toronto
 10/07 - Liuzzi soma oito pontos a mais que Toccacelo
 10/07 - Vitantonio Liuzzi mantém rotina de vitórias na Fórmula 3000
 10/07 - Punido, Panis largará no final do grid
 10/07 - Paul Tracy de novo na frente nas ruas de Toronto
 10/07 - Pole é a de número 3 na carreira de Raikkonen
 10/07 - Raikkonen largará na pole position em Silverstone
 10/07 - Veja a ordem de entrada na pista
 10/07 - Button liderou a pré. Massa veio a seguir
 10/07 - Morre o Diretor Desportivo da Minardi
 10/07 - Raikkonen e Button: duas vezes no topo
 09/07 - Brazuca conquistou um título na ?velha? Renault Mégane
 09/07 - Bourdais perdeu a pole provisória para Tracy por 0s003
 09/07 - Gentilozzi dispensa Philippe e chama Gidley
 09/07 - Nenhuma surpresa no grid da F-3000; Liuzzi faturou a pole
 09/07 - Renault cria uma nova categoria com o Mégane

... 449 450 451 452 453 454 455 456 457 458 459 460 461 462 463 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados