Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/07 - Schumacher atingiu os 100 pontos
 11/07 - Michael chega a ?10 X 80?!
 10/07 - Terminou a 12ª edição do Rali dos Sertões
 10/07 - Canadense faturou a pole em Toronto; Jader David sairá em 2º
 10/07 - Bourdais vai comandar o grid de largada em Toronto
 10/07 - Liuzzi soma oito pontos a mais que Toccacelo
 10/07 - Vitantonio Liuzzi mantém rotina de vitórias na Fórmula 3000
 10/07 - Punido, Panis largará no final do grid
 10/07 - Paul Tracy de novo na frente nas ruas de Toronto
 10/07 - Pole é a de número 3 na carreira de Raikkonen
 10/07 - Raikkonen largará na pole position em Silverstone
 10/07 - Veja a ordem de entrada na pista
 10/07 - Button liderou a pré. Massa veio a seguir
 10/07 - Morre o Diretor Desportivo da Minardi
 10/07 - Raikkonen e Button: duas vezes no topo
 09/07 - Brazuca conquistou um título na ?velha? Renault Mégane
 09/07 - Bourdais perdeu a pole provisória para Tracy por 0s003
 09/07 - Gentilozzi dispensa Philippe e chama Gidley
 09/07 - Nenhuma surpresa no grid da F-3000; Liuzzi faturou a pole
 09/07 - Renault cria uma nova categoria com o Mégane

... 449 450 451 452 453 454 455 456 457 458 459 460 461 462 463 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados