Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/07 - Cardoso sairá na pole da disputa deste domingo
 03/07 - Campos dominou o primeiro treino da Pick Up Racing em Tarumã
 03/07 - Surpresa na pole position da "1000 Km de Nürburgring"
 03/07 - Pole position é a terceira na carreira de Alonso
 03/07 - Alonso sairá na frente neste domingo
 03/07 - Montoya foi o melhor na pré-classificação
 03/07 - Começou com vitória o final de semana de João Paulo no Japão
 03/07 - Raikkönen colocou o MP4-19B na frente
 03/07 - Michael foi o melhor no início da programação
 02/07 - Chuva cancela treino e primeira fila será brasileira em Kansas
 02/07 - Barion perde a segunda marca em Paraná
 02/07 - Favoretto ocupará a pole para a prova do sábado
 02/07 - Jeff Simmons vai ocupar a vaga de Al Unser Jr
 02/07 - Paul Tracy garantiu a pole position em Cleveland
 02/07 - Favoretto dominou o primeiro treino na Argentina
 02/07 - Paulão voltará a correr na Stock Car
 02/07 - Mais uma pole de Vitantonio Liuzzi; Agora na França
 02/07 - Bourdais foi o melhor no treino desta sexta-feira em Cleveland
 02/07 - Ligier está de volta ao automobilismo
 02/07 - Astromega terá apenas um carro na França

... 453 454 455 456 457 458 459 460 461 462 463 464 465 466 467 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados