Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/07 - Cardoso sairá na pole da disputa deste domingo
 03/07 - Campos dominou o primeiro treino da Pick Up Racing em Tarumã
 03/07 - Surpresa na pole position da "1000 Km de Nürburgring"
 03/07 - Pole position é a terceira na carreira de Alonso
 03/07 - Alonso sairá na frente neste domingo
 03/07 - Montoya foi o melhor na pré-classificação
 03/07 - Começou com vitória o final de semana de João Paulo no Japão
 03/07 - Raikkönen colocou o MP4-19B na frente
 03/07 - Michael foi o melhor no início da programação
 02/07 - Chuva cancela treino e primeira fila será brasileira em Kansas
 02/07 - Barion perde a segunda marca em Paraná
 02/07 - Favoretto ocupará a pole para a prova do sábado
 02/07 - Jeff Simmons vai ocupar a vaga de Al Unser Jr
 02/07 - Paul Tracy garantiu a pole position em Cleveland
 02/07 - Favoretto dominou o primeiro treino na Argentina
 02/07 - Paulão voltará a correr na Stock Car
 02/07 - Mais uma pole de Vitantonio Liuzzi; Agora na França
 02/07 - Bourdais foi o melhor no treino desta sexta-feira em Cleveland
 02/07 - Ligier está de volta ao automobilismo
 02/07 - Astromega terá apenas um carro na França

... 453 454 455 456 457 458 459 460 461 462 463 464 465 466 467 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados